Retorno às aulas traz 30 mil alunos de volta à Universidade

Mais de 30 mil alunos retornam às aulas, nesta segunda-feira, 4 de novembro, e outros 108, dos cursos de Medicina e Fisioterapia, iniciam sua jornada acadêmica em primeiro período na Universidade Federal do Amazonas.

Este também é o momento em que 1.038 universitários finalizam sua jornada na Instituição e colarão grau, aptos a garantir uma vaga no mercado de trabalho. A previsão é que o auditório Eulálio Chaves seja palco para cerca de seis grandes solenidades de formatura, que acontecem igualmente no interior do Estado, nas cidades de Benjamin Constant, Humaitá, Coari, Itacoatiara e Parintins, onde a Ufam mantém campi.

“Estamos iniciando um período ímpar que integrará os últimos meses de 2013 e parte do ano de 2014 até que consigamos regularizar o cronograma de aulas. É um momento que teremos milhares de alunos voltando às salas, outros se formando e uma pequena parcela de novos estudantes que ingressarão nos cursos de Medicina e Fisioterapia. Nesse momento, reafirmamos nossa busca constante pela garantia do direito de todos a estudarem com dignidade, com bons espaços e professores oferecendo o melhor do que tem”, informou o pró-reitor da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor Lucídio Rocha Santos.

Nesse sentido, o pró-reitor informou a importância de o aluno estar inteirado e constantemente acompanhando as publicações do
Estudantes na FEFFEstudantes na FEFFsite da Pró-reitoria, pelo qual os alunos poderão acessar editais de seu interessa durante a estada na Instituição.

É pelo portal da Proeg, que são publicados editais de bolsa trabalho, monitoria, estágios, Programa de Educação Tutorial (PET), Programa de Mobilidade Estudantil (Promes) e outras informações relevantes que devem ser acompanhadas em calendário acadêmico, no Portal do Aluno ou para os ingressantes, no Portal do Calouro.

Vale salientar que os alunos que não conseguiram cursar o período letivo devem estar atentos à data de trancamento de período, o qual deve ser solicitado de 18 de dezembro a 21 de dezembro, caso o aluno não o solicite, ao fim do período, o aluno estará reprovado por falta.

Estudante do curso de MúsicaEstudante do curso de Música

Com o início de um novo período, a Ufam continua com suas atividades, tais quais o Cine e Vídeo Tarumã e eventos agendados por Unidades acadêmicas, como o Seminário de História Militar, o XIII Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais e a I Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas. Além disso, a Editora da Universidade do Amazonas A Edua lança mais títulos até o mês de dezembro. A Educação Profissional da Região Norte: Reflexões e Críticas, da professora Arminda Mourão; O Caminho não percorrido: A trajetória dos assistentes sociais masculinos no Amazonas, do jornalista e assistente social Carlos Costa; A Floresta Amazônica, de Júlio Tello; Cidadania diversidade e educação inclusiva, de Maria Almerinda de Souza Matos; Valor adicionado dos recursos naturais latentes, de Francisco de Assis Mourão; Ribeirinhos urbanos vidas e modos de vidas no puraquequera, de Roberta Andrade; Biotecnologia, conhecimentos tradicionais e sustentabilidade, de Marinez Gil Nogueira e Dicionário amazônico de termos, abusões e verbetes, de Heraldo jefferson de souza.

Alunos de Pós-graduação

Já para os alunos de cursos de pós-graduação strictu senso e lato sensu, o pró-reitor de Ensino de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professor Gilson Monteiro, informou que o Sistema de Informação do Ensino (SIE) entrará em fase de teste a partir deste mês, como forma de avaliar a nova ferramenta para envio de dados dos alunos ao novo sistema da Pró-reitoria.

“A ideia é que a emissão de certificados de cursos de especialização passem a ser emitidos num prazo de 30 dias, algo que demandava do setor aproximadamente 180 dias”, disse.