Ufam inaugura primeiro Observatório de Economia Criativa do Brasil na sexta, 1º

Pró-Reitora da Protec, Socorro ChavesPró-Reitora da Protec, Socorro Chaves

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), realiza solenidade de lançamento do Observatório de Economia Criativa do Estado do Amazonas (Obec-AM), na sexta-feira, dia 1º de novembro, no auditório da Faculdade de Direito, às 15h. Seminário sobre o tema ocorre no dia 31 de outubro no auditório da Faculdade de Direito, às 9h.

O Observatório de Economia Criativa do Estado do Amazonas (Obec-AM) tem como objetivo a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, apoiando ações criativas de profissionais e de micro e pequenos empreendimentos com ênfase no estado do Amazonas.

A criação do Observatório Nacional de Economia Criativa, pelo Ministério da Cultura, resultou na necessidade da criação dos observatórios estaduais.  Então, algumas universidades federais foram convidadas pelo Ministério a participar da criação dos observatórios regionais. Cinco projetos apresentados de universidades brasileiras foram aprovados (Ufam, UnB, UFRGS, UFG, UFF) e serão implantados até fevereiro de 2014 como projetos estruturantes do Ministério da Cultura. O primeiro a ser lançado será o Obec-AM da Ufam, nesta sexta-feira, dia 1º de novembro.

Obec visa desenvolver economia do AmazonasObec visa desenvolver economia do AmazonasA Pró-Reitora de Inovação Tecnológica (Protec), que coordenará o Obec-Am, professora Socorro Chaves destacou a importância do Obec-Am para o desenvolvimento local.  “A economia criativa tem o caráter de representar uma alternativa de desenvolvimento econômico regional com a valorização das práticas tradicionais do Estado do Amazonas, com a valorização da cultura regional e, mais do que isso, criando alternativas para setores que até o momento não têm alternativa de desenvolvimento assegurada”, disse.

Professora Socorro Chaves ressaltou o significado do lançamento do observatório estadual para a Universidade, uma vez que, embora existam iniciativas na área, estas não sejam documentadas. “É um momento importante a criação do Observatório no estado do Amazonas. Ele vai criar condições de fazermos estudos sobre a economia criativa no estado. Já existe no nosso estado, várias iniciativas sobre o tema, mas não existe nada mapeando as experiências, nenhum estudo que organize o conjunto das experiências que estão sendo realizadas. O Observatório vai ter essa característica. Um centro que possa fornecer informações para estudiosos da economia criativa”, revela a pró-reitora.

Para apresentar o conceito de economia criativa e elucidar dúvidas acerca do funcionamento do Obec-Am, será realizado o seminário abordando a temática na quita-feira, 31. O evento antecede o lançamento do Observatório do Amazonas no dia 1º de novembro e contará com a presença do secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Carvalho. “É muito importante que as pessoas aproveitem a oportunidade para conhecer esse novo conceito, essa nova perspectiva de desenvolvimento que nós estamos trabalhando e, para isso, nós estamos realizando o seminário no dia 31”, informa a professora.

Representante do Minc, no eventoRepresentante do Minc, no evento

A Protec conduzirá as ações do Obec-Am com o apoio das outras Pró-reitorias da Ufam. A atuação do Observatório ocorrerá nos campi dos municípios de Itacoatiara (ICET), Coari (ISB), Humaitá (IEAA), Parintins (ICSEZ) e Benjamin Constant (INC) e também nos demais municípios do estado do Amazonas. O Obec também abrangerá de forma direta e indireta as áreas de atuação da Rede de Pesquisa, Extensão e Inovação para Inclusão Social.

Na região amazônica, as áreas que constituirão espaços de criação e de práticas produtivas criativas e inovadoras são patrimônio histórico material e imaterial, artes, design das etnias indígenas, marchetaria e tecnologias sociais, biotecnologia do bioma amazônico e mídias. O Obec-AM será constituído por um conjunto de agentes públicos e privados arregimentados numa ampla rede de estudos e pesquisas. Os parceiros envolvidos são a Universidade Estadual do Pará (campus de Santarém), o Conselho Regional de Odontologia do Amazonas, o Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico (CDTECH), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Amazônia Ocidental (Embrapa-AO), o Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM/CAAMA).

O Observatório do Amazonas será o único, dentre os cinco criados, que atenderá a outro estado. O município de Santarém, no Pará, está incluído na área de abrangência do Obec-Am.