Assessor da Arii apresenta ações desenvolvidas para internacionalização

Professor Naziano Filizola - Assessor da AriiProfessor Naziano Filizola - Assessor da AriiCom mais de 50 convênios firmados com instituições de várias partes do globo, a Ufam – por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii)- oferece à comunidade universitária oportunidade de crescimento profissional e acadêmico. Só no mês de outubro foram lançados quatro editais com oportunidades que vão desde o aprendizado de uma língua estrangeira (inglês e espanhol) até a possibilidade de estudar em outro país.

De acordo como o assessor de Relações Internacionais e interinstitucionais, professor Naziano Filizola, os convênios são firmados com o intuito de inserir os membros da Universidade na sociedade globalizada, viabilizando formas de aprendizado através da troca de conhecimentos. “A importância da internacionalização está no fato de ao ter contato com outra universidade, estar vivenciando outra cultura, outro país, o estudante incorporar conhecimentos na sua área ou mesmo fora dela. E com isso ampliam-se os horizontes e o país hoje carece de uma revisão das nossas maneiras, até mesmo de ensinar”, informa o assessor da Arii.

Segundo o professor, o Brasil vive um momento distinto na história no qual a inclusão no contexto internacional se faz preponderante, por isso, tanto o governo federal quanto a iniciativa privada investem em ações que viabilizem a inclusão do país como agente atuante no cenário mundial. “Precisamos aproveitar a oportunidade e crescer, senão, iremos ficar para trás”, diz o professor.

O idioma como fator de inclusão

Professor Naziano destaca a importância do aprendizado de uma língua estrangeira como forma de inserção no mundo globalizado. Ela é o fundamento para o processo de internacionalização, segundo o professor.  “São ações que vêm da iniciativa privada, como a do Santander, e do governo federal, no caso do Inglês sem Fronteiras, que vão somar para que a nossa Universidade venha a dar um salto na questão dessa barreira linguística para que os nossos estudantes possam assim ter maior inserção no meio internacional e também conseguir conquistar oportunidades oferecidas hoje”, comenta o assessor.

Em razão disso, uma das ações empreendidas pela Arii é o curso de idiomas (inglês e espanhol) resultado da parceria entre a Ufam e o Santander Universidades. Com inscrições até 1º de novembro, o curso é destinado a estudantes, técnicos e professores da Ufam. Disponível na modalidade online, o curso capacita para o nível básico do idioma ofertado.

Carla Medeiros aprovou o curso de idiomas SantanderCarla Medeiros aprovou o curso de idiomas SantanderA técnica administrativa em educação Carla Medeiros concluiu o curso de espanhol em 2012. Segundo Carla, a metodologia do curso proporciona real aprendizado. “A didática do curso é muito boa. Além das informações, podemos contar com vídeos que simulam situações reais do dia-a-dia, que nos mostram como podemos usar as palavras e frases que aprendemos. É possível também fazer exercícios de pronúncia e conhecer a cultura dos países que falam a língua estudada”, diz.Uma das vantagens alistadas pela servidora é a flexibilidade de horário.  “Quis fazer o curso pela oportunidade de conhecer outra língua e porque não disponho de muito tempo. O curso à distância é ótimo, para quem não tem muito tempo, pois você pode estudar a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, basta ter acesso à internet”, destaca.

Carla gostou tanto do curso que gostaria de continuá-lo. “Estou muito satisfeita em ter realizado o curso e gostaria de dar continuidade. Por isso, fica a sugestão ao Santander de oferecer cursos de nível intermediário e avançado”, declara.

Ações da Arii – editais em aberto

Pré-seleção para Programa Ciências sem Fronteiras – CsF

O Programa é voltado para estudantes de graduação e concede bolsas de estudo em diversas instituições em países como Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Áustria. A Arii está inscrevendo interessados para a pré-seleção do CsF.  Inscrições abertas até 29 de novembro

Para participar da pré-seleção o estudante deve imprimir o formulário, preenchê-lo, anexar o histórico escolar e entregá-los na Arii.

Edital completo disponível em: http://goo.gl/zqUt4P

Bolsas Ibero-Americanas

Seguem até 23 de outubro as inscrições para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2013. O objetivo é oportunizar a realização de cursos e/ou pesquisas em renomadas universidades Ibero-Americanas, no período de 2014 a 2015, incluindo os países Portugal, Espanha, Colômbia, México, Peru e Porto Rico. São seis bolsas no valor de cinco mil euros.

Podem se inscrever somente professores e pesquisadores efetivos da Ufam brasileiros ou naturalizados, que tenham concluído o doutorado há, no máximo, cinco anos; possuam conhecimento do idioma do país de destino pretendido (exceto Portugal) e não tenham participado de nenhum programa de bolsas de estudo Santander ou de mobilidade internacional da Ufam.

Mais informações acesse: http://goo.gl/yN82UR

Bolsas Top Espanha

O Programa de Bolsas Top Espanha Santander Universidades 2013 tem como objetivo possibilitar a 6 alunos de graduação da Ufam, regularmente matriculados, e a um professor a oportunidade de aprendizado ou aprofundamento de conhecimentos da língua e cultura espanhola. O aluno interessado deve estar cursando um dos cursos de graduação: Direito; Arquitetura e urbanismo; Design; Arquivologia; Biblioteconomia; Serviço Social; Filosofia; Ciências Sociais; Antropologia; História; Geografia; Psicologia; Educação; Letras (todos os cursos); Artes e Música.  As inscrições on-linedevem ser feitas até o dia 27 de outubro e envio de documentação para a Arii devem ser feitos até o dia 28 de outubro.

Para conferir os editais dos cursos de idiomas e das bolsas do Top Espanha, acesse: http://goo.gl/RHgi3g