Grupo de pesquisadores da Ufam participa de evento em La Paz, Bolívia

Equipe em visita ao Lago TiticacaEquipe em visita ao Lago TiticacaGrupo formado por professores e alunos da Ufam e liderado pelo professor Naziano Filizola (Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais) participou da V Reunião Científica do Observatório Ambiental da Hidrologia, Geoquímica e Geodinâmica da Bacia Amazônica (ORE/HYBAM),em La Paz – Bolívia - apresentando resultados do Projeto de Iniciativa de Hidrologia Espacial na Amazônia (IHESA/Ufam). O evento ocorreu de 6 a 14 de outubro.

Diego Aguiar, membro da equipe, na V ReuniãoDiego Aguiar, membro da equipe, na V ReuniãoCoordenado pelo Laboratório de Potamologia Amazônica (Lapa) do Departamento de Geografia da Ufam, o projeto IHESA realiza estudos sobre a dinâmica dos rios da Bacia Amazônica. “Estamos estudando o transporte de água e sedimentos (fluxos) pelos rios da Bacia, especialmente os Rios Solimões/Amazonas, o Purus e o Madeira. Estes estudos cobrem também a temática dos eventos extremos (cheias e secas dos rios),” revela professor Naziano Filizola.

Durante a V Reunião na Bolívia, os representantes da Ufam puderam expor os resultados das pesquisas do projeto IHESA. “Os resultados mostraram uma grande variabilidade espacial dos eventos de secas e cheias na nossa bacia. Também foram capazes de mostrar o comportamento desses fluxos em áreas específicas como é o caso do Encontro das Águas”, informa Filizola.

André Martinelli expõe trabalho sobre a bacia do Rio PurusAndré Martinelli expõe trabalho sobre a bacia do Rio PurusAlém do compartilhamento de informações no evento, a equipe do Departamento de Geografia pretende popularizar os resultados dos estudos para incentivar a preservação do patrimônio hídrico do Amazonas. “Estamos produzindo material científico para subsidiar ações da comunidade em geral (escolas, agências de turismo, ONGs, etc.) quanto ao valor intrínseco do Encontro das Águas, este monumento natural que temos em frente de nossa cidade”, declara o professor de Geografia.

O Encontro da Águas foi abordado na apresentação de Thiago MarinhoO Encontro da Águas foi abordado na apresentação de Thiago MarinhoDe acordo com o professor Naziano Filizola, participar da V Reunião Científica do Observatório Ambiental da Hidrologia, Geoquímica e Geodinâmica da Bacia Amazônica foi uma experiência enriquecedora e uma conquista pessoal. “Conseguir levar uma equipe de alunos para uma atividade acadêmica e exploratória como esta foi muito recompensador. Foi um grande sucesso e também uma realização como professor,” confessa.

Além de estar presentes na V Reunião, dois integrantes da equipe da Ufam puderam continuar os estudos seguindo de carro de La Paz até a fronteira com o Brasil, acompanhando uma expedição Franco-Boliviana que está realizando levantamentos e visitas a estações hidrométricas da Bolívia. Depois de concluir esta etapa, os pesquisadores darão início ao segundo trecho da viagem, a partir da fronteira brasileira até Santarém (PA). O objetivo do grupo de pesquisadores da Universidade é completar a viagem desde os Andes até a Foz do Rio Amazonas. “Estamos buscando, ainda, viabilizar um terceiro trecho entre Santarém e Macapá. Assim sendo, teremos, como equipe Ufam, realizado um grande feito para nós do Departamento de Geografia”, diz o responsável pelo grupo.