Alunos da Ufam apresentam boa performance no ENADE

Dos 11 cursos da Universidade Federal do Amazonas que se submeteram ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2012, o curso de Design obteve o conceito máximo, 5. O exame, realizado pelo Governo Federal, é um dos indicadores de qualidade do ensino superior no país. A Universidade Federal do Amazonas foi uma das 1.646 instituições de Ensino Superior que participaram do exame.

Profa. Patrícia Braga, coordenadora do curso de DesignProfa. Patrícia Braga, coordenadora do curso de Design

Para a coordenadora do curso de Design, professora Patrícia dos Anjos Braga, o resultado expressa o compromisso dos alunos e o trabalho que vem sendo desenvolvido no curso. “Ficamos muito felizes com o resultado, com a nota 5. Estamos trabalhando constantemente na melhoria de infraestrutura, na própria reestruturação do curso, inclusive, mudamos a grade curricular em 2007. Então, foi todo um conjunto de ações que permitiu essa evolução, essa melhoria, que se refletiu nessa nota. Estamos muito satisfeitos. Isso dá força tanto aos estudantes que vão se formar num curso com uma excelente nota e também para o curso ficar melhor visto dentro da própria instituição”.

O Diretor da Faculdade de Tecnologia, professor José de Castro Barreiros, também comentou o bom desempenho dos alunos. “É uma nota justa para um curso que vem se estruturando, que vem qualificando os seus professores e, acima de tudo, um curso que determinou um rumo a seguir. É um curso que se programou e buscou essa nota. Então, na verdade, essa nota é resultado de um trabalho com planejamento muito bem determinado. Então, eles estão colhendo os frutos do que plantaram. E que cuidaram muito bem”, elogiou o diretor da FT.

Também obtiveram excelente avaliação os cursos de Jornalismo (Manaus e Parintins), Psicologia e Economia . Todos com conceito 4.

As notas foram divulgadas pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (7). Apenas dois cursos avaliados apresentaram a nota 2, a saber, Administração e Gestão Organizacional de Parintins e Administração e Gestão Organizacional de Benjamin Constant. Para o Pró-reitor de Adjunto de Ensino e Graduação, professor Nelson Noronha, o resultado dos dois cursos é uma surpresa. “ A Ufam nunca investiu tanto em compra de livros, em construção de prédios, incentivo à pesquisa, bolsas de mérito acadêmico, alimentação a preço simbólico, serviço de transporte e moradia, isto é, tudo o que possa garantir aos alunos boas condições para os estudos. Vamos avaliar o que pode ter influenciado esse resultado no curso de Administração em Parintins e Benjamin Constant”, declarou o Pró-reitor Adjunto.

ENADE 2013

As provas do ENADE 2013 serão realizadas no dia 24 de novembro. Entre os cursos que serão avaliados estão: Agronomia, Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. O INEP disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para os selecionados, no período de 22 de outubro a 24 de novembro.