Coordenador do curso de Administração conquista Prêmio Capes de Tese 2013

O professor da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas, Daniel Reis Armond de Melo, recebeu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o Prêmio Capes de Tese 2013 da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo pela tese “Relação universidade-empresa no Brasil: o papel da academia em redes de coinvenção”, defendida no ano de 2012, sob orientação de Rogério Hermida Quintella e coorientação de Elias Ramos de Souza, do Programa de Pós-graduação de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFBA, onde fez o doutorado.

O prêmio Capes de Tese é concedido às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. A premiação foi instituída no ano de 2005 e é outorgada à melhor tese selecionada em cada uma das áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes.

Autor premiado

O professor Daniel Armond trabalha na Ufam desde 2005 e é coordenador do curso de Administração da Universidade. Ele concorreu com todos os colegas do Núcleo de pesquisa e pós-graduação em Administração da UFBA e com destacados programas de pós-graduação nacionais, como o da Fundação Getúlio Vargas e o da Faculdade de Minas Gerais.

A tese

Intitulado “Relação universidade-empresa no Brasil: o papel da academia em redes de coinvenção”, o estudo analisa a contribuição dos pesquisadores acadêmicos para produção de inovação na indústria nacional. O trabalho se deteve na indústria química/petroquímica porque há uma forte interação entre os grupos de pesquisa universitários com esse perfil industrial. “Verificamos que há muita contribuição de professores e pesquisadores universitários para as inovações. A Petrobras tem muita contribuição de tais pesquisadores, particularmente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Federal do Rio Grande do Norte. Outras indústrias, como a Braskem (de plásticos) também interagem bastante com a Federal da Bahia e a Federal do Rio Grande do Sul. Na busca por novas técnicas de refino e processamento de petróleo, por exemplo, a impressão que temos é que só o pesquisador da Petrobras faz esse tipo de pesquisa, mas existe muita contribuição de pesquisadores acadêmicos. Muitos pesquisadores universitários acabam registrando suas descobertas em nome da empresa. Isso também me trouxe à mente o fato de que as Universidade precisam proteger melhor as próprias pesquisas. E proteger em nome da Universidade, ou seja, patenteando em nome das Universidades.

Segundo a CAPES, "a contribuição do professor será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil".

O resultado da premiação está disponível no site www.capes.gov.br/premiocapesdetese.

Solenidade de premiação

A solenidade de entrega do prêmio será no dia 10 de dezembro, em Brasília. A premiação consiste na entrega de um certificado, uma medalha e uma bolsa de pós-graduação, de pós-doutorado, de até um ano numa instituição estrangeira de reconhecimento internacional.