Jogos Universitários iniciam na quarta-feira, dia 9

Jogos do ano passado, futebol de sete.Jogos do ano passado, futebol de sete.

Os Jogos Universitários da Ufam iniciam na próxima quarta-feira (9) e contam com a participação de mais de 7 mil atletas. Serão dez dias de competição nas modalidades Basquetebol, Futsal, Voleibol, Atletismo, Queimada, Corrida Pedestre, Dominó, Futebol Sete Society, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez. Entre as modalidades com maior número de inscritos estão futsal masculino e vôlei de praia.

Com o propósito de criar hábitos saudáveis e o bom relacionamento social no meio discente, ocorre na próxima

quarta-feira, dia 9, o X Jogos Universitários da Ufam. A competição reunirá mais de sete mil estudantes. Um aumento de mais dois mil e quinhentos atletas em relação ao ano passado (IX JUUFAM). São 51 cursos inscritos e, apenas os cursos de Artes, de Língua Estrangeira e de Língua Portuguesa não tiveram inscrições (isso não quer dizer que estudantes destes cursos não se encontrem inscritos).

O Diretor do Departamento de Apoio ao Estudante, Daniel Ferreira de Castro, destaca que o diferencial desta edição está no fato de que a competição será realizada durante as férias para não atrapalhar as aulas. "Temíamos a baixa participação, mas ao vermos que mais de 7 mil inscritos se propuseram a estar na universidade por 10 dias, isso nos deu grande satisfação em promover os jogos", conta Daniel, que completa: “O espírito competitivo faz parte dos jogos, mas nós, enquanto organização, pretendemos a integração, a festa, então, esperamos que transcorra tudo bem, com muito respeito, integração e, claro, a prática do esporte”, diz o diretor do Daest.

A partir de 2004, a Ufam passou a organizar os jogos e o colocou como um evento Jogos do ano passado, vôlei.Jogos do ano passado, vôlei.oficial anual da Instituição. A iniciativa foi da Pró-Reitora Comunitária da época, a enfermeira Aurora Del Soria, e dos representantes dos centros acadêmicos. Até o ano passado foi cobrado taxa de inscrição dos atletas para custear despesas com arbitragem, material esportivo, hospedagem e divulgação. Este ano a Ufam assumiu todas as despesas dos jogos. Foi realizado um pregão eletrônico para compra de materiais, contratação de árbitros, de serviços e de material de divulgação.

A solenidade de abertura ocorre na quadra coberta da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), na próxima quarta-feira, dia 9, às 19h, com a presença da magnífica reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva, da Pró-Reitora Comunitária da Ufam, Káthia Thomé, do diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Sidney Neto, do diretor do Departamento de Apoio ao Estudante (Daest), Daniel Ferreira, e, da Presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (FAUD), Lílian Valente. Haverá as apresentações da Banda da Polícia Militar do Amazonas, da equipe de ginástica rítmica do Amazonas e do Grupo de Estudos de Dança da Educação Física (GEDEF).

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), campeã da edição passada dos jogos, tem a maior delegação de atletas. Conta com 337 acadêmicos competidores. A representante da equipe da FEFF, a formanda Thatiane Baima comenta a mobilização para os jogos. “Criamos uma comissão responsável pelos jogos. Foram eleitos líderes para cada modalidade que vamos disputar. Selecionamos os participantes e iniciamos os treinos. Estamos treinando há quatro meses”, revela a estudante. Ainda de acordo com Thatiane, toda a preparação dos representantes da FEFF tem justificativa: “Para nós é uma questão de honra vencer os jogos, porque todas as equipes se unem para nos derrotar. São todos contra a FEFF. Elas pensam que nós vivemos para treinar, mas não é assim. Temos várias disciplinas que não envolvem prática esportiva”, explica a finalista. Das 10 edições dos jogos universitários, a  FEFF ganhou o primeiro lugar em nove.

Coordenadora do JUUFAM 2013, Klélia SantosCoordenadora do JUUFAM 2013, Klélia SantosA coordenadora dos Jogos, Klélia Santos, afirmou que todo o processo de organização do evento vem sendo discutido, com os representantes dos centros acadêmicos, ao longo dos últimos dois meses.  Foram alguns encontros com os coordenadores dos centros acadêmicos para construirmos o regulamento dos Jogos e debatemos a organização. A perspectiva é que os jogos tenham a participação maciça dos estudantes. Esperamos que não haja nenhum incidente, como foi no ano passado, e que desperte o sentido competitivo, mas, a confraternização ocorra entre as equipes da capital e do interior. Os jogos buscam inserir, no comportamento dos estudantes, a atividade física e o respeito. Este ano não cobramos a taxa de inscrição por entendermos que é uma atividade para o aluno. Em razão disso teremos acima dos sete mil estudantes participando da competição. Todos os campi do interior participam dos Jogos com um número expressivo de atletas.