Vice-reitor cumpre agenda oficial em Moçambique

O vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Hedinaldo Narciso Lima, está desde segunda-feira (30/9) na capital de Moçambique, Maputo, para firmar um termo de cooperação com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM). O vice-reitor viajou acompanhado do Assessor de Relações Internacionais da Ufam, professor Naziano Filizola.

Nesta quarta-feira, o vice-reitor da Ufam entregou formalmente ao reitor da Universidade Eduardo Mondlane, professor Orlando Quilambo, e ao Ministro da Pesca moçambicano, Victor Manuel Borges, o convênio assinado entre a UFAM, a Universidade Eduardo Mondlane e o Ministério das Pescas de Moçambique.

Durante o Encontro, o vice-reitor da Ufam fez um breve pronunciamento destacando a importância da parceria para as três instituições, para as relações entre Brasil e Moçambique e comentou sobre os próximos passos que serão dados pela Universidade Federal do Amazonas no sentido de ser montada uma comissão técnica para fazer a gestão do convênio junto com a comissão moçambicana. O vice-reitor também visitou dependências da Universidade e as unidades do Ministério das Pescas, conversou com acadêmicos e discutiu sobre as necessidades que os moçambicanos têm na temática da cooperação acadêmica em geral, bem como no tema específico da Engenharia de Pesca.

Nesta quinta-feira (3), o vice-reitor e o Assessor de Relações Internacionais visitarão as obras da Escola de Pescas que o Ministério moçambicano está construindo e onde deseja que a UFAM preste assessoria no tocante a cursos de formação de recursos humanos e em aspectos técnicos de Extensão.