Vice-reitor faz visita oficial à Universidade de Moçambique

O vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Hedinaldo Narciso Lima, viaja, na próxima segunda-feira (30), a Maputo/ Moçambique para firmar termo de cooperação com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM). O vice-reitor viaja acompanhado do Assessor de Relações Internacionais da Ufam, Naziano Filizola.

Durante a visita oficial, o vice-reitor tem um encontro com o reitor da UEM, professor Orlando Quilambo, para avaliar a Mobilidade de Pesquisadores em Aquicultura e Pesca da UFAM (Departamento de Engenharia de Pesca, Tecnologia de Alimentos) para a UEM-ESUDER. Entre as áreas prioritárias de cooperação estão a Formação dos Docentes (Mestrado e Doutoramento) da Universidade Eduardo Mondlane (Escola Superior de Desenvolvimento Rural); as possibilidades de assistência Técnico-científica à Escola Superior de Desenvolvimento Rural (ESUDER) na fase de introdução do curso de Licenciatura em produção pesqueira e Projetos de pesquisa nas áreas de aquicultura de água doce.

Integra ainda a agenda oficial da visita do vice-reitor a Moçambique, um encontro com o Ministro da Pesca,Victor Manuel Borges. Em pauta, a mobilidade de pesquisadores em Aquicultura e pesca da Ufam para o Ministério das Pescas moçambicano (INAQUA, INIP e IIP) e a assinatura do  Projeto Comum de Cooperação no Novo Edifício da Reitoria da UEM – Campus Universitário. “É uma alegria para nós contribuir com as instituições de ensino africanas. Recebemos, no ano passado, a visita dos professores da Universidade Moçambique e eles mostraram que queriam o apoio da Ufam no que se refere a essa área de pesca e aquicultura. É uma excelente oportunidade para estreitar essa parceria que vai beneficiar tanto a Ufam quanto a UEM”, declarou o vice-reitor.