Produtos Fitoterápicos – Legislação e procedimentos junto à Anvisa são expostos em Seminário

À esquerda, profª Silvia Lustosa e à direita, profª Fulgência BandeiraÀ esquerda, profª Silvia Lustosa e à direita, profª Fulgência Bandeira

Apresentar o processo de regulamentação de produtos fitoterápicos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi o objetivo da palestra da professora Silvia Lustosa de Castro, consultora da  Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e ex-chefe da Unidade de Inspeção de Produtos para a Saúde da Anvisa, no seminário provido pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) e pela Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), por meio do Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social (PCTIS).

O seminário é parte da disciplina Biofármacos e Biomateriais do PPGO e está voltado para profissionais e estudantes da área de produtos fitoterápicos. De acordo com a professora Maria Fulgência Bandeira, o evento foi organizado em razão da necessidade do domínio das normas e processos adotados pela Agência reguladora. “Queremos orientar os alunos sobre os procedimentos junto à ANVISA para poder cumpri- los e ter os produtos finais acabados com condições de ser registrado”, afirmou a professora.

Ainda conforme a professora Fulgência Bandeira, produtos fitoterápicos são produtos extraídos da natureza e manipulados para fins terapêuticos sem a inclusão de qualquer elemento sintético, o produto vegetal puro, como, por exemplo, soluções a partir do óleo da copaíba e do jucá, cita.

Patrícia Lima é estudante do mestrado do PPGO e destaca a relevância do Seminário. “A palestra veio elucidar vários registros que temos comoPatrícia Lima, estudante do mestrado do PPGOPatrícia Lima, estudante do mestrado do PPGO base para desenvolver os nossos produtos, além de reforçar os conhecimentos a respeito da própria legislação”, frisa a mestranda. “Essa parceria entre a universidade e a agência reguladora é muito importante no sentido de aperfeiçoar o conhecimento que nós estamos recebendo”, completa.

Para a professora Silvia Lustosa, a academia e a Anvisa devem atuar em conjunto para permitir a melhoria no processo de criação de novos produtos. “Dentro da academia há o conhecimento técnico-científico aprimorado e a agência reguladora necessita dele para atingir seu objetivo que é garantir a promoção e a proteção da saúde da população”, enfatiza. É preciso fortalecer essa união e tornar conhecida a gama de ações que podem ser desenvolvidas com essa parceria”, encerra a palestrante.

Aproveitando a ocasião, a professora Fulgência informou o trabalho desenvolvido atualmente pela Anvisa. A agência está realizando consulta pública para reformular toda a normatização acerca dos produtos fitoterápicos na página:

“É importante que os profissionais da área acessem o site e participem da consulta porque nós sabemos o que é necessário mudar e podemos dar sugestões do que pode ser feito para melhorar a questão dos fitoterápicos no país”, pontua a professora.