Gestores da Universidade debatem o redimensionamento da CPPAD

Vice-reitor reunido com gestores da UniversidadeVice-reitor reunido com gestores da UniversidadeA reunião com pró-reitores e diretores de Unidades acadêmicas foi presidida pelo vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima. Em pauta, a renovação de membros da Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares (CPPAD) e o redimensionamento da Comissão.

A CPPAD foi instalada em 2012 para assegurar a independência e a imparcialidade na apuração de atos infracionais de servidores da Universidade. A partir da instalação da CPPAD, nenhum procedimento administrativo disciplinar pode ser instaurado sem registro na referida Comissão. Em dezembro, expira o mandato de vários membros da CPPAD e o coordenador da Comissão, professor Adriano Fernandes, aproveitou para apresentar a proposta de redimensionamento da Comissão.  “A CPPAD tem trabalhado essencialmente emitindo juízo de admissibilidade e encaminhando para os gestores a indicação de membros para compor a CPPAD. Temos muitos casos em que os indicados alegam impedimento, suspeição, sobrecarga de atividades ou declinam sistematicamente e sem amparo legal. Como a Instituição prima pelo cumprimentode prazos, dando andamento aos processos, esta reunião objetiva apresentar o regimento interno da CPPAD e o manual para orientação dos membros que compõem as comissões, os quais estarão na pauta do CONSAD no mês de outubro. Nossa ideia é que, após a aprovação, comecemos a qualificação dos bancos de servidores e  dos gestores para aprimorar as atividades da CPPAD”, declarou o coordenador.

O vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, destacou que as modificações sugeridas viabilizarão respostas institucionais mais céleres: "A Universidade tem uma série de obrigações legais que precisa cumprir no ponto de vista de apurar denúncias, acusações, entre outros, em vários níveis. Têm também as cobranças dos órgãos de controle interno e externo a Universidade, e nós temos o interesse de esclarecer todas essas questões. Portanto, foi por isso que a Universidade criou, em 2011, a CPPAD. Essa é uma evolução criada pelo próprio conselho de administração da Universidade".