Ufam é destaque na Feira Norte do Estudante 2013

Estande da Ufam é um dos mais visitadosEstande da Ufam é um dos mais visitados

Música, Engenharia de Gás e Petróleo e Zootecnia são os cursos apresentados hoje, 26, no primeiro dia da Feira Norte do Estudante 2013.  A Feira tem o objetivo de oferecer oportunidades para facilitar a escolha dos estudantes sobre carreira profissional e mercado de trabalho. O evento segue até sábado, 28, de 9h as 20h, no Manaus Plaza Centro de Convenções.

Participante desde a primeira edição da Feira Norte do Estudante, a Ufam preparou uma grande equipe composta por professores e estudantes de 12 cursos para montar o estande da IV edição. De diferentes áreas do conhecimento, os representantes dos cursos expostos buscam fornecer informações suficientes aos visitantes sobre a formação oferecida pela Universidade.

Experiência e tradição no ensino são diferencial da Ufam, diz HaraExperiência e tradição no ensino são diferencial da Ufam, diz Hara

Para o diretor do Departamento de Programas Acadêmico (DPA), professor Francisco Adilson Hara, a Ufam se destaca como instituição de ensino superior pela

experiência e tradição nos 104 anos de atividades. “O estudante prefere a Ufam por conta da experiência e tradição que nós temos em trabalhar com educação no nosso Estado, sem demérito às demais instituições, mas nós temos cursos já bastante consolidados dentro da Universidade”, declarou.

Professor destaca participação dos estudantes no evento.Professor destaca participação dos estudantes no evento.

João Gustavo Kienen é professor do curso de Música e integra o grupo de representantes da Ufam. “Nosso interesse é mostrar os trabalhos que desenvolvemos com os nossos alunos. E os visitantes têm nos procurado para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do curso, estrutura e campo de trabalho. Isso é muito importante para instruí-los sobre e até para derrubar alguns tabus. E nós trouxemos os alunos para que eles possam contar o que fazemos e não ficar somente com a explanação dos professores”, destacou.

Felipe Augusto, 22, estudante do 3º período do curso de Engenharia de Gás e Petróleo é um dos expositores no estande da Instituição. De acordo com Felipe, obter orientações prévias acerca da formação superior pretendida é essencial.  “Aqui os estudantes já conseguem ter a informação sobre o que nós vamos fazer como engenheiros, a importância do curso e saber, por exemplo, que Manaus é um dos principais pontos de exploração de gás do país e que o mercado carece de profissionais da área. Tudo isso é importante para definir a escolha pelo curso superior”, frisou.

"Senti vontade de mudar de curso", afirma visitante do estande da Ufam"Senti vontade de mudar de curso", afirma visitante do estande da Ufam

Estudante apresenta atividades práticas do curso de Eng. de Gás e PetróleoEstudante apresenta atividades práticas do curso de Eng. de Gás e Petróleo

Carla Viana, 18, presenciou a apresentação dos estudantes no estande da Ufam. Segundo a estudante, a exposição foi bastante instrutiva e bem apresentada. “Foi muito interessante porque estão expondo os novos cursos, como Gás e Petróleo, para as pessoas poderem conhecer e se informar e isso de forma clara e agradável. Foi muito legal. Fiquei até pensando em mudar de curso”, confessou.

Em 2012, a Ufam ganhou o prêmio de melhor estande da exposição resultado de votação popular. Nesta edição, a equipe da Ufam está investindo em apresentar atividades práticas de cada curso para cativar os visitantes e conquistar a premiação novamente. “Esse ano creio que será mais difícil. Tem expositores fazendo um bom trabalho, mas estamos trabalhando para isso”, afirmou o Diretor do DPA.

Amanhã, 27, é a vez da apresentação dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Biologia. No sábado, a programação encerra com a participação dos estudantes de Física, Matemática e Química.