Tese de Doutorado realizada na Ufam recebe prêmio de melhor Tese de Computação de 2012

Incentivar atividades de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em computação no Brasil é o principal objetivo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que premiou a tese do ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), Eli Cortez, no 33° Congresso da SBC, realizado na cidade de Maceió.

A pesquisa intitulada “Extração de informação não supervisionada através de segmentação de texto”, de Eli Cortez, tem como objetivo estruturar informação textual presente em textos não estruturados. Segundo o autor, os resultados produzidos em sua pesquisa dão suporte a inúmeras tarefas de gerência de dados, dentre elas: consulta estruturada, mineração de dados e comparação de registros semiestruturados.

Cortez acredita que isso traz grandes benefícios para nossa sociedade. Segundo ele, o grande número de informação textual existente na Web hoje em dia, faz com que usuários tenham dificuldades em discernir o que é relevante ou não.

Cortez diz que a tecnologia resultante da pesquisa de doutorado está sendo desenvolvida e aplicada por meio da empresa amazonense Neemu, e que sites como Americanas.com.br e Submarino.com.br já estão utilizando tal tecnologia. Para ele, apesar da pesquisa ter causado bastante impacto quando foi publicada, o prêmio foi uma surpresa.

Para o professor e orientador, Altigran Soares da Silva, o prêmio coloca a Ufam entre as melhores Universidades Brasileiras. “Além do reconhecimento recebido, a pesquisa contribui fortemente para o desenvolvimento nessa área de conhecimento. Vale ressaltar que mesmo antes de receber o prêmio, a pesquisa teve destaque em algumas Conferências Internacionais que, normalmente, não costumam aceitar trabalhos de pesquisadores brasileiros”, afirma o professor. “Esse prêmio coroa a criação do PPGI que até o momento formou duas turmas de doutorado”, completa.

O professor declara ainda que a premiação não foi por acaso, que não deixa de acreditar nos méritos do seu ex-orientando, mas que sem o investimento efetivo da Ufam e das Agências de Fomento, como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes), não seria possível alcançar um resultado tão expressivo.

“A premiação é um verdadeiro estímulo para continuar desenvolvendo pesquisa de ponta na Ufam. Na realidade, o aparato dado pela Instituição e pelas Agências de Fomento possibilitou a aquisição de bolsas de estudo, bons laboratórios e recursos para intercâmbios, como também para a apresentação de artigos. Isso é fundamental para desenvolver um trabalho de qualidade”, finaliza o professor.

O que é a SBC?

A SBC é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, que reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que atuam em pesquisa científica, educação e desenvolvimento tecnológico na área genérica de Computação. A SBC faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do International Federation for Information Processing (IFIP) do Centro Latino-americano de Estudios en Informatica (CLEI) e afiliada ao IEEE Computer Society.