Intercom chega ao fim com premiações de trabalhos de cursos de Comunicação da capital e interior

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) venceu quatro categorias do Prêmio Exposição de Projetos Experimentais de Comunicação (Expocom) do maior do evento da área, a Intercom, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Em sua 36ª edição, o Intercom premiou estudantes da Universidade campus Manaus, nas modalidades: Produção de Comunicação Institucional Audiovisual, Produção de Comunicação Impresso, Edição de Livro e Embalagem e, do campus Parintins, na modalidade Produção Laboratorial em Radiojornalismo. Os troféus foram entregues na cerimônia de encerramento do evento no início da noite de sábado, 7, no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). A festa contou com a participação do Boi Garantido, apresentando toadas premiadas em diversas edições do Festival Folclórico de Parintins.

Ainda pelo Amazonas, foram premiados estudantes das Faculdades Martha Falcão, na modalidade Fotografia Artística e o professor daquela Instituição, Jimmy Aislan, que recebeu um troféu especial em reconhecimento a sua contribuição na formação acadêmica de centenas de alunos para os quais ministrou aulas. Por três vezes, o professor foi premiado em etapas regionais da Intercom.

Em seus discursos ao término do evento, o presidente do Intercom, Antônio Carlos Hohlfeldt afirmou que, passados 13 anos da primeira vez da Intercom no Estado, o reencontro com o povo amazonense, em especial, com os estudantes da Comunicação, só foi possível pelo esforço da equipe Norte e o apoio da UFAM.

“A animação e o envolvimento de vocês fazem com que nos motivemos a pensar e organizar logo a próxima edição”, disse.

A vice-presidente do Intercom, professora Marialva Carlos Barbosa, salientou o poder de integração que o Congresso tem. “Se vocês consideram Manaus uma cidade distante é porque não conhecem São Borja - onde nasceu o ex-presidente do Brasil Getúlio Vargas -, uma cidade situada no interior do Rio Grande do Sul e, que se fez presente na Intercom”, frisou.

A vice-presidente chamou atenção também para o grande número de trabalhos inscritos, mais de 1.500, e do esforço para avaliar com minucia cada um deles.

“Vocês são bastante competitivos, mas afetuosos. Têm a característica de não se satisfazerem facilmente com resultado do trabalho e, acreditem, isso é bom. Bom porque é sinal de pujança no futuro, de que estamos num caminho frutífero para a Comunicação”, afirmou.

O coordenador da Intercom Norte, professor Allan Rodrigues, parabenizou o esforço dos 250 voluntários e agradeceu o apoio dos professores do Departamento de Comunicação da UFAM e de instituições coirmãs, como a Fundação Martha Falcão, Uninorte, Boas Novas, IFAM e Federal do Pará.

“Este é um momento de alegria, mas também de tristeza. Alegria porque conseguimos realizar o evento com saldo positivo e triste porque ele chega ao fim, mas estejam certos que se, a Intercom Foz do Iguaçu não estivesse confirmada, realizaríamos outra edição aqui no ano que vem”, cogitou.

O coordenador Norte revelou, na oportunidade, que a próxima edição da Intercom Norte acontecerá na cidade de Parintins, onde a Universidade mantém um campus e um curso de Comunicação.

Foi Parintins, inclusive, a cidade com a delegação com maior número de integrantes enviado ao Intercom.