Ufam e professor Walmir Albuquerque vencem dois dos maiores prêmios da área das Ciências da Comunicação no Brasil
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) colocou a Universidade Federal do Amazonas na seleta lista de universidades agraciadas com o Prêmio Luiz Beltrão de Instituição Paradigmática em Comunicação, o mais importante da área, bem como concedeu ao professor aposentado do Departamento de Comunicação Social e professor convidado dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) e Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), Walmir de Albuquerque Barbosa, o I Troféu José Marques de Melo de Liderança Regional. A cerimônia de premiação dos destaques da Comunicação brasileira da Intercom ocorreu na noite desta quinta-feira (5) e contou com apresentações musicais, além de show de fogos de artifício.
“Não é à toa que muitos estudantes e professores do Departamento de Comunicação Social da Ufam se destacam atualmente, porque ao longo desses mais de 100 anos, a nossa Universidade se preocupa não somente com a formação técnica de nossos recursos humanos, mas, principalmente, com a formação de verdadeiros cidadãos, conscientes de seu papel na sociedade. Sei do esforço feito pela coordenação nesses últimos anos para que este Congresso fosse realizado dessa forma. Portanto, não há nada mais gratificante do que esse reconhecimento público”, afirmou a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, que recebeu a placa do Prêmio Luiz Beltrão de Instituição Paradigmática em Comunicação.
O Trofeu José Marques de Melo de Liderança Regional foi instituído pela Intercom neste ano com os propósitos de prestigiar o presidente de honra da entidade e referência mundial nos estudos das Ciências da Comunicação, professor José Marques de Melo, que completa 70 anos de idade em 2013, e de homenagear professores e pesquisadores que trabalharam e/ou trabalham com comprometimento para consolidar a área da comunicação e contribuir com a divulgação da Intercom em sua Região.
Egresso da primeira turma do Curso de Jornalismo da Ufam, criador do primeiro Programa de Educação Tutorial (PET) na área de comunicação no Brasil e primeiro professor oriundo da área da comunicação a ser reitor em uma universidade pública brasileira, Walmir de Albuquerque disse, em discurso, se sentir muito feliz por receber um prêmio que homanegeia um professor tão especial como é Marques de Melo. Ao receber o prêmio das mãos do coordenador geral do Intercom Manaus 2013 e atual chefe do Departamento de Comunicação Social da Ufam, professor Allan Rodrigues, Barbosa enfatizou que essa é uma conquista de todos aqueles que, junto com ele, ajudaram a consolidar os cursos de comunicação da Ufam: professores e alunos dos cursos de jornalismo e de relações públicas.
Criado em 1988, na cidade do Recife, o Prêmio Luiz Beltrão reconhece o esforço de dois pesquisadores da área da comunicação que se destacam em duas categorias: liderança emergente e maturidade acadêmica. Na primeira, o prêmio foi para a professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), doutora Nair Prata Moreira Martins, a qual desenvolve pesquisas nos campos do radiojornalismo e mídias digitais. Ela venceu em 2001 o Prêmio Intercom de Melhor Dissertação de Mestrado do Ano - Categoria Rádio e TV - com o trabalho "A fidelidade do ouvinte de rádio: um estudo dos principais fatores determinantes da audiência”.
Na segunda categoria, destinada a pesquisador sênior que tenha realizado estudos significativos e produzido conhecimento comunicacional reconhecido nacional e internacionalmente, a professora aposentada da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e atual professora Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM), doutora Maria Aparecida Baccega, foi a agraciada. A pesquisadora possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito Laudo de Camargo, graduação em Letras pela USP, é mestre em Linguística pela USP, doutora em Letras (USP) e possui livre docência, também pela USP.
Além dessas duas premiações, o Prêmio Luiz Betrão se destina também a reconhecer cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, igrejas, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado pela criação, manutenção e fortalecimento de programas de pesquisa sistemática dos fenômenos comunicacionais, com escolha baseada nos indicadores da produção institucional dos últimos cinco anos. É o Prêmio Luiz Beltrão de Instituição Paradigmática em Comunicação, cuja placa de premiação ficou este ano com a Ufam.
A entrega dos Prêmios Luiz Beltrão e Troféu José Marques de Melo ocorreu no Hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), setor Norte da Ufam, onde estão sendo realizadas as principais atividades do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Além destes prêmios, houve também premiações estudantis, destinadas aos melhores trabalhos produzidos por estudantes de graduação e de pós-graduação da área da comunicação no Brasil.