Mundi dá início a simulações de prática diplomática

Estudantes do terceiro período da UFAM iniciaram nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, os trabalhos dos comitês de simulação que visam instigar nos jovens, o interesse político e a consciência social, além de promover um entendimento sobre a estrutura das relações internacionais que ocorrem no mundo. Estas simulações são a parte prática do Modelo das Nações Unidas para a Diplomacia (MUNdi), que acontecem até o dia 8 de setembro, na Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Neste dia 6, o evento abrange a Feira das Nações, que tem como objetivo de contemplar os participantes com atrações culturais e mostras tradicionais de países os quais representam.

Reunindo mais do que o dobro de delegados, aproximadamente, 150 jovens – 90 a mais do que no ano passado -, de cursos da Universidade e também de alunos de escolas do Ensino Médio, o Mundi está na sua terceira edição. Pela primeira vez, com a temática comunicacional.

De acordo com a secretária-geral do evento, Daniela Leon, as simulações partem de vivências de outras instituições que também promovem eventos similares ao Mundi.

“Os jornais nos trazem uma dinâmica diferente, tanto que oferecemos 18 vagas para o comitê e, no mesmo dia, já não havia mais como inscrever interessados. A imprensa atrai aqueles que gostam de debater o cenário político internacional, o que não fizemos nas edições anteriores”, explicou ela, que ressaltou. “Depois que participamos do Mundo, nunca mais lemos um jornal do mesmo jeito, uma vez que cada veículo tem o seu interesse na forma como seu leitor interpretará a informação”, ressaltou.

Além do comitê Le Mundi – Agência de Comunicação, há também os comitês de Direitos Humanos, de Segurança Histórico, de Organização dos Estados Americanos, de Organização Mundial de Saúde e de Organização do Tratado do Atlântico Norte Histórico.

Nesses comitês, os delegados assumem o papel de um diplomata, um chefe de Estado ou até mesmo representante de uma organização não-governamental para debater as problemáticas que pairam sobre os mais diversos organismos internacionais.

No Secretariado do evento, ou seja, na organização administrativa e acadêmica do evento como um todo, há três alunas do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Isabelle Queiroz, Daniela Leon, Laura Fernanda, um aluno do curso de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Lucas Arnold e um aluno do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marco Nascimento.

Histórico do Mundi

Essas simulações ocorrem por todo o mundo, tendo a primeira sido realizada na Universidade de Harvard, na década de 20. O MUNdi pretende. Ao longo de uma simulação, o delegado entra em contato com um tema mundial, tem oportunidade de defender um posicionamento e é inserido no contexto dos interesses internacionais, aprendendo a lidar com a política externa do país que representa e a compreender as dos demais presentes.

Por iniciativa de alunos do ensino médio, o projeto foi executado pela primeira vez em setembro de 2011. Em setembro de 2012, com o apoio docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a II edição do Mundi pôde ser ampliada e ainda mais elaborada. Os debates tiveram a possibilidade de se tornarem cada vez mais envolventes, sobretudo tornando-se um evento integrador de acadêmicos de Ensino Médio e Ensino Superior.

As mais conhecidas simulações do país contam com o apoio de grandes universidades, como a Universidade de Brasília (UnB), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).