Festa da Comunicação - Cerimônia de abertura do Intercom apresenta a Amazônia aos congressistas

Execução do hino nacional em língua indígena emocionou o públicoExecução do hino nacional em língua indígena emocionou o público
"Essa é uma noite de Festa" – assim definiu o presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Antônio Carlos Hohlfeldt, durante a cerimônia de abertura do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). A solenidade, ocorrida na noite desta quarta-feira, 4, no Teatro Amazonas, marcou o início

Músicos da Universidade Federal do Amazonas emocionam o público com repertório regionalMúsicos da Universidade Federal do Amazonas emocionam o público com repertório regionaloficial das atividades do evento, que segue até sábado na Ufam.

A programação da cerimônia de abertura do Intercom, cujo principal objetivo era apresentar a Amazônia aos participantes do Congresso, teve os jardins do Teatro Amazonas como palco para a realização dos pronunciamentos dos representantes das instituições responsáveis pelo evento. Após esse momento, as portas do Teatro foram abertas para a apresentação de artistas locais, como o Coro Universitário da Ufam e do cantor Arlindo Júnior com o espetáculo musical “A Amazônia que encanta”, o qual fora todo preparado exclusivamente para esta oportunidade.

Vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, Hedinaldo Narciso Lima, destacou o empenho da Universidade e de  patrocinadores para receber o CongressoVice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, Hedinaldo Narciso Lima, destacou o empenho da Universidade e de patrocinadores para receber o CongressoEm discurso, o vice-reitor da UFAM, professor Hedinaldo Lima, destacou a relevância do Intercom, a participação e o comprometimento da equipe organizadora local e a satisfação da Universidade em receber todos os congressistas. “Para nós, é uma grande responsabilidade sediar um evento da magnitude do Intercom, mas como eu percebo que os professores do departamento de Comunicação Social, os alunos do Curso e do Programa de Pós-graduação (PPGCCom) abraçaram o evento e têm trabalhado com bastante êxito, sei que o Intercom está em boas mãos”, afirmou.

O presidente da Sociedade que responde pelo Congresso, Antonio Carlos Hohlfeldt, ressaltou, em seu pronunciamento, o privilégio de poder não somente contemplar o Teatro Amazonas, como também de assistir a um show apresentado dentro de um dos pontos turísticos mais importantes da região Norte. Na ocasião, Antônio Carlos homenageou figuras singulares para a instituição que preside como José Marques de Melo e, no âmbito local, citou os

Antonio Carlos Hohlfeldt - Presidente da IntercomAntonio Carlos Hohlfeldt - Presidente da Intercom

professores da Ufam Walmir Albuquerque e Allan Rodrigues, respectivamente, ex-reitor da Universidade quando da primeira visita do Intercom ao Estado e coordenador geral da comissão local do evento. Sobre a volta à capital do Amazonas após 13 anos da realização do evento em Manaus, Hohlfeldt mostrou-se surpreso com as mudanças que presenciou. Segundo ele, são tantas diferenças que parece que é a primeira vez que visitam a cidade. “De um lado, é retorno porque nós já estivemos aqui, mas por outro, é a primeira vez. Porque a cidade, a Universidade, o clima mudaram tanto, de maneira que nós podemos dizer que é quase que uma reestreia do Intercom Manaus e nós estamos felizes da vida com isso”, revelou o presidente.

Para o presidente da Comissão Organizadora Local do Intercom, professor Allan Rodrigues, o Congresso realizado em Manaus possui um diferencial que é proporcionar aos participantes a oportunidade discutir a Comunicação, mas também de interagir culturalmente, apresentando o Amazonas e a região Norte para aqueles que não os conheciam. “O nosso diferencial está em oferecer além de uma experiência de troca científica promover uma experiência de troca cultural dentro da Amazônia”, declarou o chefe do Departamento do curso de Comunicação Social da Ufam.

Como responsável pelo evento, professor Allan Rodrigues revela o esforço e preocupação de toda a equipe organizadora em disponibilizar condições adequadas para que o Intercom Manaus 2013 se confirme como um evento de sucesso. “Hoje é a abertura oficial, mas nós já estamos trabalhando desde segunda-feira. Nossa expectativa é conseguir dar conta de todas as atividades e chegar ao final do Congresso tendo cumprido com todas as responsabilidades que a Universidade se comprometeu e que os congressistas tenham sido atendidos da melhor forma possível”, salientou o professor.

Até o próximo sábado, 7, professores, pesquisadores, profissionais e estudantes participam, na Ufam, do maior evento científico de Comunicação do país – o Intercom. O congresso é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e anualmente reúne milhares de pessoas para discutir os temas mais

relevantes para a área.

Teatro Amazonas abrigou a solenidade de abertura do Intercom Manaus 2013Teatro Amazonas abrigou a solenidade de abertura do Intercom Manaus 2013

Congressistas no Largo de São SebastiãoCongressistas no Largo de São Sebastião