Reitora profere palestra em Workshop Internacional

A palestra inaugural do I Workshop Gestão Internacional e Trabalho Contemporâneo, “Expressão Contemporâneas do Mundo do Trabalho”, proferida pela reitora, professora Márcia Perales, aborda questões sobre as mudanças no âmbito do trabalho do Polo Industrial de Manaus (PIM).  A solenidade de abertura ocorreu nesta quarta-feira (28) no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI),  Distrito Industrial.

No pronunciamento de abertura, a Reitora disse acreditar que a interlocução entre a Universidade e a indústria deve ser Professora Márcia PeralesProfessora Márcia Peralesintensificada, pois, apesar de haver esta relação, ela vem ocorrendo de forma lenta, aquém do desejado.  Segundo ela, esse cenário vem mudando devido à mobilidade internacional, o que possibilita a interlocução mais intensa, espelhada na cooperação tripartite, cujo elo de interlocução se faz por meio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). Esse momento é a oportunidade de aproximação, de se fazer a interlocução, de se discutir questões aprendidas à luz de estudos, de pesquisa, de experiência dessa mobilidade internacional, completa.

A professora Marcia Perales lembra das viagens realizadas pelo interior do Estado, onde a população demanda a criação de mais cursos nas suas cidades, expressando a necessidade dessa demanda, assim como ocorre com outras instituições de ensino superior que estão instaladas nessas comunidades Amazônicas. “Cada demanda dessa significa o reconhecimento e a importância do papel que a Ufam apresenta no Estado do Amazonas, na Amazônia e que devemos trabalhar bastante para que elas possam ser atendidas, preservando-se a qualidade, uma questão de princípio da comunidade universitária, declara.

Para Perales, a Amazônia tem suas particularidades e precisam ser reconhecidas quando as políticas públicas são trabalhadas em âmbito nacional. Não é possível no país com essa dimensão ignorar “O país da Amazônia” em função de padronizações.

Palestra “Expressão Contemporâneas do Mundo do Trabalho”

Em seguida, professora Marcia Perales proferiu a palestra “Expressões Contemporâneas do Mundo do Trabalho”, que foi tema da tese dela na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em 2000. O trabalho apresenta um estudo dos trabalhadores do Distrito Industrial da Zona Franca de Manaus.

Nesse sentido, a pesquisa apresenta as alterações globais que se processam no mundo do trabalho em função de conceitos denominados por pesquisadores como “Vida de uma onda longa e depressiva”, ou de uma contradição inconciliável sob o ponto de vista estrutural, mas conciliável sob o aspecto de suas consequências. O questionamento central das discussões foi: de que forma essas alterações interferem efetivamente na materialidade e na subjetividade desses trabalhadores, uma vez que eles vivem do trabalho?

O Grupo de Pesquisa Trabalho e Sociedade

Para a coordenadora do evento e também do Grupo de Pesquisa Trabalho e Sociedade, chancelado pelos Programas de Pós-Graduações em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSCA) e pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), professora Marilene Correa, o evento discute novos processos de formação de novos gestores capazes de enfrentar os desafios do trabalho em nível internacional. Segundo a professora, atualmente, as culturas empresariais se preparam e executam uma economia em âmbito mundial que, historicamente, têm sido mostrada pelas Universidades Francesas, as quais tomam à Professora Marilene CorreaProfessora Marilene Correafrente para preparar gestores internacionais para ampliar, assim, a possiblidade da empregabilidade.

“A responsabilidade da formação pós-graduada no Estado do Amazonas constitui-se, na sua maioria, da Ufam, que forma um público que deve discutir questões relacionadas à gestão empresarial, porque eles precisam transformar essa pauta numa plataforma de criação de empregos, de interlocução dos pares, de compreensão dos problemas empresariais e de formação profissional. Então, o Senai faz parte da FIEAM que forma mão de obra especializada assim como a Ufam tem a responsabilidade da formação acadêmica, pois isso se faz necessário que a Universidade saia à frente nesse processo, estabelecendo o pioneirismo na Região, completa Marilene Correa.

Segundo a coordenadora, o GP tem por objetivos estudar relações e condições de trabalho na Amazônia e problematizar estratégias de desenvolvimento científico regional.

Durante a solenidade de abertura, o presidente em exercício da FIEAM , Nelson Azevedo dos Santos, manifesta o desejo do avanço da Educação no Estado. A base para a construção de um país próspero e de uma indústria inovadora e competitiva, é necessário insistir na defesa pela melhoria dos fatores relacionados ao ambiente de educação na indústria, ressalta o presidente.

Estavam compondo à mesa, além da reitora, professora Marcia Perales, o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, o presidente em exercício da Federação das Industrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo dos Santos, a professora do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPSCA), Marilene Correa, professora da Unisersité Paris-Est Marne-la-Vallé, Véronique Attias-Dellatre, a professora da Université Lyon 2, Liliana Mitikova e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto dos Santos Bartolo Júnior.