Programa Amazônia 2020 premia estudantes

Em noite de     comemoração na Faculdade de    Ciências Agrárias, o Programa Amazônia 2020 premiou acadêmicos da região Norte que concorreram ao Prêmio Empreeendedorismo Sustentável.           Fruto da luta do Fórum     de reitores da Região Norte, o  Programa Amazônia 2020 é financiado pelo Banco Santander Universidades. O  Prêmio Empreendedorismo Sustentável visa a estimular jovens acadêmicos a desenvolverem projetos que tratem sobre preservação do meio ambiente, Economia, reserva e extrativismo na Amazônia.  "Já existia um Santander Andifes, nacional. Agora, com esse regional, passamos a ter mais  possibilidades de mobilidade regional, nacional e internacional para alunos de pós-graduação, professores e recursos para ações de empreendedorismo, de inovação e de transferência de tecnologia.

Discurso da reitora da Ufam, professora Márcia PeralesDiscurso da reitora da Ufam, professora Márcia Perales

O programa, que durará dez anos, é em função das particularidades que temos aqui. O Santander se sensibilizou com isso e hoje é um grande parceiro que tem possibilitado a muitos membros da comunidade universitária experiências inusitadas, únicas. O programa tem relação com a Amazônia e com a organização de um conjunto de gestores que disseram ‘estamos aqui, queremos um programa diferenciado, um programa específico, temos particularidades, queremos apoio’. Cada vez que temos uma solenidade como essa, com vários finalistas, percebemos que todos são vencedores, eles são resultado de um esforço do banco, dos dirigentes das universidades, dos estudantes e dos professores, um  verdadeiro esforço em cadeia”, destacou a reitorada Ufam , professora Márcia Perales.

A cerimônia de premiação ocorreu na última terça (6) no auditório Samaúma, localizado no setor Sul do Campus Universitário.  Estiveram presentes gestores do Santander Universidades, reitores e representantes das universidades federais da região Norte, estudantes que concorriam ao prêmio, além de familiares e também a comunidade acadêmica da UFAM.

Finalistas do prêmio durante a solenidadeFinalistas do prêmio durante a solenidade“Para nós é um momento especial em que recebemos os reitores das Universidades daVice-reitor da Ufam, professor Hedinaldo Narciso LimaVice-reitor da Ufam, professor Hedinaldo Narciso Lima Região Norte e os dirigentes do Santander para apreciarem os resultados dos trabalhos desenvolvidos. Esperamos que as oportunidades oferecidas sejam bem desfrutadas pelos nossos alunos”, destaca o vice-reitor da UFAM Hedinaldo Narciso Lima.

O prêmio faz parte de um programa que tem como principal linha de ação o apoio à iniciativas voltadas ao ensino superior. Além do Empreendedorismo Sustentável, financiador de projetos que fomentam o desenvolvimento da região amazônica, o Amazônia 2020 proporciona também a mobilidade de alunos e professores nacional e internacionalmente contribuindo para a transferência do conhecimento científico do campus para a sociedade. “Temos várias iniciativas dentro do Amazônia 2020. O prêmio é uma delas. Serão cinco edições e estamos na primeira delas. É um orgulho imenso oferecer esse prêmio para a região, tendo a Ufam como anfitriã desta primeira edição. O Banco elaborou um programa único no mundo com a duração de dez anos e isso gerou ciúmes nas outras regiões, que desejam um programa similar. Vamos entregar mais de 40 mil bolsas num investimento de aproximadamente 25 milhões de reais”, comenta Alexandro Lima, gestor do Programa Amazônia 2020. O Superintendente do Santander Universidades, Marcelo Vulcano, enfatizou a singularidade do Amazônia 2020. "Somos parceiros de 1040 universidades no mundo e este é um programa ímparn o Brasil porque queremos apoiar o desenvolvimento da Região”.

Professora Maria Berenice Tourinho, reitora da Universidade Federal de RondôniaProfessora Maria Berenice Tourinho, reitora da Universidade Federal de Rondônia“Essa premiação é muito importante para as nossas Universidades porque tem o compromisso de responsabilidade social do Banco Santander com o ensino superior público no Brasil. Essa parceria traz oportunidades para que nossos alunos tenham o suporte de bolsas, tenham seus projetos valorizados e isso acaba viabilizando a apresentação do nosso produto acadêmico no mercado, além de trazer o viés que tanto desejamos, que são as parcerias que nos ajudem a cumprir nossa responsabilidade social, que envolve não somente nossos alunos e professores, mas toda a sociedade” ressalta a professora Maria Berenice Tourinho, reitora da Universidade Federal de Rondônia.

Marcelo Vulcano - superintendente do Santander UniversidadesMarcelo Vulcano - superintendente do Santander UniversidadesO projeto que garantiu a primeira colocação foi o de Edkeyse Dias Gonçalves, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O trabalho do estudante  busca melhorar a logística da coleta de resíduos sólidos pelas empresas. Em segundo lugar ficou Caio Eduardo Moura Murtinho, da Universidade Federal Oeste do Pará (UFOPA), que propôs uma iniciativa de reutilizar garrafas PET e sacolas plásticas na Amazônia. Já Hermes Apoema Barreiros, aluno de Engenharia de Pesca da UFRA, alcançou o terceiro lugar com um trabalho sobre empreendedorismo feminino na cadeia de valor do caranguejo-uçá, no Pará. Ele apontou as motivações para o desenvolvimento do projeto: “As mulheres no meio rural são muito desvalorizadas. Nessas comunidades a renda das família é baixa e são as mulheres que mais contribuem, apesar de não terem esse reconhecimento. Buscamos contribuir com  desenvolvimento de renda através do caranguejo e assim incrementar a visibilidade feminina no mercado e em suas comunidades”. O incentivo dado pelo prêmio aos três primeiros colocados é de, respectivamente, R$ 50 mil reais, R$ 30 mil e R$ 15 mil.