"Uma Mulher contra Hitler" é a atração do Cine & Vídeo Tarumã na sexta-feira, 9
No início da programação de agosto, o Cine & Vídeo Tarumã presta um singelo reconhecimento ao novo cinema alemão exibindo mostra intitulada “Conhecendo o Cinema Alemão”. Depois do auge do chamado Novo Cinema Alemão, na década de 1970, houve uma queda de produção e de qualidade na cinematografia alemã. Porém, uma nova força de novos cineastas dedicados a recolocar o cinema alemão no cenário mundial surgiu a partir do novo milênio. Além dos sucessos, uma série de filmes alemães caracterizados por seu estilo autoral e produção independente têm desfrutado sucesso de crítica na França, local onde essa produção ganha espaço logo após o Festival de Berlim.
Fechando a semana, na sexta-feira, dia 09, será apresentado o filme “Uma Mulher Contra Hitler”, do diretor Marc Rothemund. Em 1943, Hitler marcha pela Europa em sua devastadora ofensiva.
Em Munique, um grupo de jovens universitários apela para a resistência como forma de conter a máquina de guerra nazista. Assim, nasce o Rosa Branca. A única mulher que participa do grupo é Sophie Scholl. Enquanto distribuíam panfletos, Sophie e seu irmão, Hans, são presos. Os dias que se seguem são de intensos interrogatórios conduzidos pelos oficiais da Gestapo, nos quais ela tenta proteger a qualquer custo os membros da organização.
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2006, ao Urso de Ouro no Festival de Berlim e levou no total dezenove prêmios em diversos festivais internacionais.
O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.