Vice-reitor outorga grau a estudantes do campus de Coari
Professores, servidores, alunos, familiares e autoridades prestigiaram a cerimônia ocorrida no Instituto de Saúde e Biotecnologia, no município de Coari. A solenidade foi presidida pelo vice-reitor da Ufam, professor Hedinaldo Narciso Lima. Na mesa de honra, acompanhavam o vice-reitor, o diretor do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, professor Helder da Costa santos; a pró-reitora de Assuntos Comunitários, professora Káthya Thomé Lopes; o pró-reitor de Ensino e graduação da Universidade Federal do Amazonas; professor Lucídio Rocha Santos; o vice-prefeito de Coari, Igson Monteiro da Silva; a secretária de Educação do município, Maria Dorimar Granjeiro e os paraninfos das turmas de formandos.
Os formandos eram das turmas de Biotecnologia; Biologia; Química; Matemática; Física; Fisioterapia e Nutrição. O recém-formado Marco Antônio Maciel de Castro, agora bacharel em Nutrição, foi um dos oradores da solenidade acadêmica. “Sinto-me honrado em estar na presença de Deus e desta assembleia aqui composta. Não foi fácil para nenhum de nós. Foram lutas diárias, vitórias conquistadas, noites mal dormidas. Muitas vezes pensamos em desistir, especialmente quando temos que fazer certas escolhas, muitos sacrifícios. Acreditar que vai dar certo nos impulsiona a seguir e, quando o almejado sonho é impetrado, conseguimos entender o motivo de cada obstáculo que superamos. Agora, as responsabilidades são inúmeras. Exerceremos nossa profissão com dedicação, ética e amor, pois a única maneira de realizar um ótimo trabalho é amar o que se faz E como pensava Louis Pasteur um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima. Parabéns a todos”.
Durante a sessão de discursos das autoridades universitárias, o presidente da solenidade, o vice-reitor Hedinaldo Narciso Lima, agradeceu a todos que têm contribuído para o desafiante processo de interiorização da Universidade Federal do Amazonas. “Somos um estado singular. A metade da população está na capital e a outra metade no interior. E o nosso trabalho na Ufam é significativo por oferecer oportunidade de muitos amazonenses terem acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade também fora da capital. O esforço é enorme, mas o compromisso e a dedicação dos estudantes, professores e técnicos nos animam a persistir neste desafio. Felicito a todos os familiares que neste momento testemunham a recompensa por tantos dias de luta dos recém-formados”.
O pró-reitor de Ensino e Graduação, professor Lucídio Rocha Santos, saudou os recém-formados. “Vocês eram um grupo de universitários. A partir de agora, vocês são um grupo de novos profissionais. Lembrem-se que onde quer que forem, continuam sendo da Ufam, continuam ligados a esta instituição que participou de uma das fases mais importantes da vida dos senhores, que é a formação inicial. Espero que a nossa instituição continue correspondendo às expectativas de formação de todos, pois asseguro que trabalhamos incessantemente para isto. Para concluir, só posso dizer que Coari, a partir desta solenidade, está diferente, pois pode contar com novos profissionais dispostos a contribuir para uma mudança positiva neste município”, afirmou o pró-reitor.
O diretor do Instituto Biotecnologia e Saúde, professor Hélder Manuel da Costa Santos ressaltou que a presença da Ufam em Coari, ao oferecer oportunidades de formação superior, multiplica conhecimentos, sonhos, certezas e esperanças. “Um dia um aluno me disse que se não tivesse Ufam em Coari ele teria, provavelmente, se tornado um marginal, uma pessoa sem perspectivas. Esse exemplo mostra o quanto nossa instituição é um patrimônio de oportunidades, inclusão e integração. Por isso, a cada dia recriamos o ISB que queremos, seja capacitando nossos servidores ou melhorando nossa estrutura física para melhor atender aos anseios da sociedade. Dessa forma, exaltamos nosso compromisso com o processo de interiorização da Ufam, que completará 40 anos em 2014, um processo marcado pela dedicação de muitos servidores e, neste momento, aproveito para prestar uma homenagem a todos ele que ao longo dessas quatro décadas contribuem para essa expansão”.
Nesta quarta-feira, a agenda institucional da Ufam em Coari contempla reuniões com professores, técnicos administrativos em Educação e estudantes durante a manhã e a tarde. À noite, promove-se mais uma solenidade acadêmica de outorga de grau.