Reitora outorga grau a mais 96 alunos em Benjamin Constant
Após passar o dia reunida com professores, coordenadores de cursos e estudantes do Instituto Natureza e Cultura (INC), no município de Benjamin Constant, a reitora, professora Márcia Perales, presidiu a solenidade acadêmica de outorga de grau a 86 alunos do referido instituto. A cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira (25), no auditório do INC.
Além da reitora, compuseram a mesa de honra o diretor do INC, professor Agno Aciolli;
o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Gilson Monteiro; o prefeito do Campus Universitário, professor Atlas Bacellar; a prefeita de Benjamin Constant, Iracema Maia da Silva; o patrono da turma de administração em Gestão Organizacional, professor Francisco Olímpio de Souza, o paraninfo da turma de Antropologia, professor Rodrigo Oliveira Braga Reis; o paraninfo da turma de Ciências Agrárias e do Ambiente, professor Ronaldo de Almeida; a paraninfa de Ciências- Biologia e Química, professora Taciana de Carvalho Coutinho e a paraninfa do curso de Letras, professora Ligiane Bonifácio.
Durante a solenidade, a reitora, professora Márcia Perales, destacou que a interiorização é um projeto prioritário para a Ufam. "No interior do Amazonas a Ufam possui, aproximadamente, 10 mil alunos de graduação. A interiorização é fundamental. A Universidade que queremos é uma Universidade interiorizada, uma Universidade amazônica que busque de forma orgânica, excelência acadêmica com compromisso social. Para tanto, tem investidoem contratações de servidores públicos através do projeto de interiorização desta instituição pública federal de ensino superior, o que reafirma a importância da educação, da democracia e do Exercício da cidadania", discursou
A prefeita, Iracema Maia, declarou que toda a sociedade benjaminense está orgulhosa da conquista dos formandos. “Nossa cidade se engrandece a cada nova turma que se forma nesta renomada Universidade. Vocês serão agentes de transformação em nossa cidade. Desejo também boa sorte a todos os estudantes que eram de outros municípios e que deixam Benjamin Constant com uma formação de nível superior”.
O diretor do INC, professor Agno Acioli, ressaltou que a formatura é uma grande vitória para os formandos, mas que todos devem continuar a busca pelo aperfeiçoamento. “Vocês receberam esse diploma e vão ter que continuar a busca por mais conhecimentos, pois a vida sempre precisa de inovação e aperfeiçoamento. Sinto-me honrado de estar à frente do Instituto e contribuir para que este momento acontecesse”.
O paraninfo da turma de Administração em Gestão Organizacional, professor Francisco Olímpio de Souza, relembrou algumas lições do curso de Administração. “Administrar é alcançar objetivos de forma eficiente e eficaz. Nunca esqueçam que a distância entre o sonho e o sucesso é a disciplina e as diferenças entre a chefia e a liderança. Vocês estão preparados para além da técnica. Vocês foram preparados nesta Universidade para oferecer respostas e soluções com sabedoria”.
Para o orador da turma de Antropologia, Analimar Dias Castelo Branco, a aquisição do conhecimento comporta responsabilidades e o dever de servir. “Receber o diploma da mais antiga instituição de Ensino Superior do país, a qual revela sua grandeza ao oferecer toda uma estrutura para acolher, em plena selva amazônica, os alunos da região do Alto Solimões e de diversas procedências indígenas do entorno, faz com que este diploma se revista de um significado especial. Que o conhecimento adquirido, representado simbolicamente no diploma que recebemos nesta solenidade, possa nos auxiliar na busca da Verdadeira Sabedoria, aquela que liga a verdade à justiça e a justiça à paz. Que nossas vidas sejam marcadas pelo êxito, pela conduta íntegra e pela ética”, discursou o recém-formado.
As próximas colações de grau serão em Coari, nos dias 30 e 31 de julho.
Para conferir a matéria da solenidade acadêmica do dia 24 de julho, acesse http://www.ufam.edu.br/administrator/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=1065