Ufam e Ifam realizaram solenidade de abertura da Conferência das Instituições de Educação Superior e Profissional do Estado do Amazonas

A Universidade Federal do Amazonas e o Instituto Federal do Amazonas realizaram, nesta terça-feira, 23, solenidade de abertura da Conferência das Instituições de Educação Superior e Profissional do Estado do Amazonas e reuniu personalidades da educação do Amazonas, no auditório do Ifam, na avenida Sete de setembro, Centro.

A composição da mesa de abertura da solenidade contou com a presença da magnífica reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva; do reitor do Ifam, João Martins Dias; do presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Sidney Leite; do sub-secretário de Educação Municipal, Deusamir Pereira; do vice-presidente do Fórum Estadual de Educação, professor José Luiz Braga; do Coordenador Geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Amazonas), Williams da Silva Vieira; da presidente da Comissão Organizadora da Conferência, Bianca Santos; do professor Antônio Venâncio Castelo Branco e do estudante do Ifam, Maxwell silva.

Em seu pronunciamento, a reitora da Ufam, professora Márcia Pelares, cumprimentou todos os presentes e afirmou que a criação do Fórum, para discutir questões específicas sobre a educação superior e profissional no Amazonas, tem muita importância. “Ao longo da realização das diversas conferências, uma das prévias para a Conferência nacional, são discutidas questões, sem dúvida nenhuma, de muita relevância para que nós, no momento oportuno, levemos para a estadual e para a nacional. Este fórum tem um caráter diferenciado porque reuniu instituições federais para discutir a questão da formação e da atuação profissional. Acho que é um momento importantíssimo onde podem ser discutidas questões, também de relevância, a partir dos eixos que estão estruturados aqui, fazendo essa articulação entre formação e exercício profissional, entre a qualidade dessa formação e que redunda num determinado perfil profissional. Na Universidade Federal do Amazonas nós temos aquilo que compõe o corpo da missão da Instituição, que diz respeito à preocupação permanente de fomentar o saber, mas, a busca pela excelência acadêmica não pode estar desvinculada das condições objetivas que estão postas e muito menos daquilo que nós queremos que seja o exercício da cidadania. É um desafio imenso e nós sabemos o peso que a educação tem nesse processo em todos os seus níveis e, sabemos também, que uma instituição pública federal que não tem como referência a busca dessa excelência, está fadada a uma situação bastante desvalorizada”.

O reitor do Ifam, João Martins Dias, deu boas vindas aos convidados e aos participantes do evento e ressaltou a importância de reunir a comunidade acadêmica na elaboração de propostas para serem levadas ao evento nacional.  

 

A professora da Ufam, Arminda Mourão, coordenadora do evento, disse que a Conferência está sendo organizada pelos fóruns de educação estadual. Num primeiro momento foi convidada a participar dos fóruns, pelo deputado Sidney Leite, que colocou a necessidade das instituições de nível superior realizarem sua conferência. Em vista disso, articulou com dirigentes do Ifam, a elaboração do evento e, conjuntamente, elaboraram, discutiram e organizaram a Conferência. Perguntada sobre os objetivos e resultados desse encontro afirmou “da Conferência nacional saem diretrizes pro Plano Nacional de Educação e para as políticas em educação. É um momento importante para as instituições públicas participarem, já que as instituições privadas também irão. É um momento que temos de marcar uma resistência à política do próprio governo no sentido de encaminhar a educação para a mercantilização. É um marco pra nós de resistência e é esse o espírito que a Ufam e o Ifam estão participando”.

 

 

 

 

 

 

 

A professora de informática do Ifam, do campus de Presidente Figueiredo, Sionise Rocha Gomes, tinha expectativa de participar das discussões de novas propostas de políticas para a educação superior na Conferência “eu pretendo, junto com os demais colegas, construir essa política. É necessário verificar o que existe, o que precisa ser modificado, debatido, construído, ser levado a sério. Espero que não fique só na discussão, que tenha algo de objetivo, concreto”.

A Conferência tem a participação de docentes, técnicos-administrativos e  estudantes, com representação da capital e do interior na construção de propostas do estado para a Conferência Nacional de Educação em 2014.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable