Professor Spartaco Astolfi Filho recebe o título de professor emérito

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Em reconhecimento aos mais de 40 anos dedicados à  docência e à pesquisa, o professor titular aposentado do Departamento de Genética da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), doutor Spartaco Astolfi Filho recebeu, na manhã desta terça-feira, 25, o título de professor emérito da Universidade.

Trajetória científica marcante

No início da solenidade, a diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), professora Rozana Galvão, fez a leitura da trajetória acadêmica do professor homenageado. Entre os aspectos destacados na trajetória do pesquisador, está o desenvolvimento da enzima TAQ-Polimerase, que é a enzima mais usada atualmente em Biologia Molecular/ Engenharia Genética; o desenvolvimento da tecnologia de produção de insulina humana por engenharia genética/ fermentação, trabalho que culminou na construção de uma unidade industrial de produção de insulina humana em Montes Claros (MG), tecnologia que também transferida para uma empresa russa, além da implementação de um arrojado programa de formação de recursos humanos na área de Biotecnologia.

Unanimidade

Professor Spartaco Astolfi Filho recebendo o título de professor emérito das mãos do reitor, professor Sylvio Puga. Ao longo de sua carreira, o pesquisador  dedicou-se intensamente à formação de recursos humanos no campo da BiotecnologiaProfessor Spartaco Astolfi Filho recebendo o título de professor emérito das mãos do reitor, professor Sylvio Puga. Ao longo de sua carreira, o pesquisador dedicou-se intensamente à formação de recursos humanos no campo da BiotecnologiaEm seu discurso, o reitor, professor Sylvio Puga, destacou que a proposta de concessão do título de professor emérito da Ufam foi aceita por unanimidade pelos conselheiros universitários . “A solenidade de professor emérito se distingue das demais por ser uma solenidade de celebração. No Conselho Universitário, os 60 conselheiros que avaliaram a proposta do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) não apontaram qualquer objeção à concessão do título ao professor Spartaco. É com muito orgulho que afirmo que o senhor, professor Spartaco, veio permear nossa região com a formação de mais de 100 pesquisadores, os quais considero mais de cem Spartacos que o senhor replicou para contribuir com o nosso estado, com a nossa região. O senhor é motivo de orgulho para nossa Universidade por orientar projetos de relevância que são utilizados para nortear o desenvolvimento da nossa região. Parabéns“, discursou o reitor.

Fertilidade intelectual

Pesquisador reconhecido por explorar o conceito de biorrefinaria e detentor de mais de trinta patentes nacionais e internacionais, o professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nei Pereira Júnior, proferiu o elogio solene ao homenageado e destacou o  professor Spartaco como um dos maiores geneticistas do país. “É uma honra estar aqui para atestar o merecimento de Spartaco a esta homenagem, ter o privilégio de falar da sua fertilidade intelectual. Confesso aos senhores que seria muito difícil discorrer sobre cada uma das  contribuições do professor Spartaco para a ciência em nosso país, pois ele é reconhecido por ter desenvolvido protocolos sofisticadíssimos para suas pesquisas. Eu o conheci na Universidade de Manchester, no Reino Unido, em 1988, quando ele fazia o pós-doutorado na área de Engenharia Genética e compartilhava com desenvoltura seus conhecimentos com os maiores cientistas do mundo. Ele é, de fato, um engenheiro genético e, com certeza, um dos maiores geneticistas do país. Somos muito gratos pelas suas contribuições e pelo seu entusiasmo contagiante”, discursou  o intelectual, que é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Gratidão

Em seu discurso, o professor Spartaco Astolfi Filho agradeceu o reconhecimento público da UniversidadeEm seu discurso, o professor Spartaco Astolfi Filho agradeceu o reconhecimento público da UniversidadeEmocionado, o professor Spartaco agradeceu o reconhecimento público da Universidade Federal do Amazonas e a contribuição de seus discípulos e parceiros de pesquisa. “Já tem 26 anos que estou em Manaus. Cheguei aqui como professor visitante. No que tange à parte acadêmica, fico orgulhoso da criação dos nossos cursos, desde os cursos de especialização aos de doutorado. Sempre quis fazer coisas úteis. Ao fazer uma pesquisa eu sempre me preocupei em produzir algo que pudesse ser aplicado junto à sociedade. Aqui no Amazonas eu encontrei pessoas muito dispostas a trabalhar, a estudar a colaborar e isso foi decisivo para produzirmos tantas coisas relevantes. Neste momento de homenagem eu desejo apenas agradecer todo esse reconhecimento e toda essa colaboração com meu trabalho. Estou muito feliz”, ressaltou o mais recente professor emérito da Ufam.

A cerimônia foi realizada no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (Fes), Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Perfil professor Spartaco Astolfi Filho

Professor Titular aposentado do Departamento de Genética da Ufam, onde continua  como Professor Titular Visitante, o professor Spartaco Astolfi Filho é um reconhecido pesquisador da área de Biologia Molecular que se transferiu da Universidade de Brasília (UNB) para a Ufam, em 1995, visando contribuir para o desenvolvimento da biotecnologia na Amazônia.

Já orientou, até o momento, 74 dissertações e 43 teses; publicou 112 artigos científicos completos em revistas indexadas e desenvolveu diversos processos biotecnológicos, sendo que 3 deles foram motivos de concessão de patentes internacionais.