Estrutura e dinâmica de funcionamento do HUFM foram apresentadas à comitiva (Foto:  Diego Peres/Secom)Estrutura e dinâmica de funcionamento do HUFM foram apresentadas à comitiva (Foto: Diego Peres/Secom)

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga e o vice-reitor, professor Jacob Cohen, acompanharam na manhã desta sexta-feira, 4, a primeira visita oficial do governador do Estado, Wilson Lima, ao Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), na zona norte de Manaus. Ele e seu vice, Carlos Almeida Filho, que também ocupa o cargo de secretário de Saúde, conheceram a estrutura da unidade que integra a rede estadual e é considerada referência em cardiologia adulta e pediátrica na região. 
 
O primeiro contato da comitiva com a equipe administrativa do hospital aconteceu no gabinete do HU, quando a diretora administrativa, Rildilene Rocha Figueiredo e a diretora clínica, Rovanda Sena, explanaram sobre a estrutura e o funcionamento da unidade, demanda encaminhada de outros hospitais, quantitativo de pacientes em fila de espera, contratos e situação de insumos para garantir os cuidados aos pacientes. Ao fim do encontro, eles estiveram nos setores de imagem e também ambulatorial. 
 
“O Hospital Universitário Francisca Mendes é a primeira grande unidade de saúde em que estive. A escolha se deve ao fato de além de ele ser um hospital de referência, funciona em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, instituição pela qual tenho apreço", afirmou o governador.  
 
Manutenção da parceria - O reitor, professor Sylvio Puga, reafirmou a importância da cooperação entre Susam e HUFM a e a necessidade de aprofundar os aspectos que envolvem a parceria. "A partir de agora toda parte técnica do HU, juntamente com a Susam, irá trabalhar para que se alcancem as metas estabelecidas no contrato vigente, bem como sejam avaliados os detalhes do próximo contrato, já em discussão", informou. 
 
Pelo governo, Wilson Lima ratificou a parceria e se comprometeu a avaliar as propostas feitas pela direção do HUFM com vistas a garantir a ampliação dos polos de atendimento. 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable