Palestras, cursos e simpósios sobre a prevenção de riscos de doenças estão entre as atividades a serem oferecidas, permanentemente, para a comunidade universitária
A equipe de Coordenação do Programa de Educação e Saúde para o servidor apresentou ao vice-reitor, professor Jacob Cohen, na manhã desta terça-feira, 23, a programação voltada à prevenção dos servidores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A equipe do Programa de Educação e Saúde para o servidor é composta pela Gerência Multidisciplinar de Telessaúde, pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do servidor (Siass Ufam) e pela coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD) vinculada à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).
O Programa prevê a realização de palestras, cursos e simpósios a serem oferecidos nas modalidades presencial e a distância TANTO A SERVIDORES DA Ufam quanto para servidores de órgãos partícipes como Ifam, Anatel e Funai, que também são atendidos pelo SIASS Ufam.
Calendário de atividades
A gerente multidisciplinar de Telessaúde da Ufam, Adriane Diniz, anuncia que a programação inicia, oficialmente, no dia 30 de outubro e destaca algumas atividades. “No dia 30 de outubro teremos a palestras da doutora Ione Brum e Cíntia Pinheiro sobre câncer de colo de útero e de mama; em novembro, teremos a palestra do urologista Cristiano Paiva sobre câncer de próstata e câncer de pênis, além de orientações no dia 14 de novembro, que é o dia mundial de combate a diabetes. Em dezembro, teremos palestra sobre Infecções de vias aéreas, com a doutora Vera e sobre AIDS com o doutor Magela, além da programação de 2019 que contempla assuntos como prevenção de Alzheimer; hipertensão e saúde bucal”, destacou.
Videoconferências – economia e longo alcance
De acordo com o assessor da GMTS, médico Pedro Elias a aposta em videoconferências além de dar longo alcance às atividades, permite que a Universidade economize. “O Programa, certamente, terá um impacto muito positivo no nosso interior. Conseguimos atingir com a conjugação dos métodos presencial e de videoconferência um número maior de pessoas, pois o conteúdo alcança a nossa comunidade da capital e das unidades do interior do estado. Estimo que com a videoconferência a Ufam já tenha economizado uns 200 mil reais, considerando que gastos com deslocamento são muito elevados em nossa região. Desejo também ressaltar que a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) foi importante parceira nesse processo, pois a conectividade melhorou muito”.
Saúde mental
O assessor também ressaltou a ideia de criar um programa enfatizando a saúde mental do servidor. “Esse programa específico para a saúde mental será realizado através de um grande acordo de cooperação técnica envolvendo secretarias de saúde dos municípios e do Estado”, afirmou.
Anúncios
O vice-reitor, professor Jacob Cohen, destacou que estimular a videoconferência é uma das premissas da atual gestão e anunciou conquistas institucionais na área da saúde. “Quanto mais rápido o Programa de Educação e Saúde para o Servidorse concretizar, melhor. Vou conversar com o diretor da TV Ufam para que esse material também seja divulgado na nossa TV e alcance ainda mais pessoas. Como estamos falando em saúde, anuncio que já estamos autorizados pelo MEC para fazer o projeto da Faculdade de Medicina e da Policlínica que atenderá a comunidade da Ufam e das adjacências, pois oferecer assistência médica e psicológica à nossa comunidade foi uma de nossas propostas de gestão ainda que tenhamos sido muito criticados. Mas persistimos e queremos sair da nossa gestão deixando isso como legado. Essa policlínica contribuirá muito com a formação de nossos alunos da área de saúde”, declarou o vice-reitor.