O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (Nepecab) promove seminário para discutir a “Climatologia e Sociedade: Contribuições Geográficas”, abordando as questões climáticas e seus fenômenos geográficos, sua influência na vida urbana e como a geotecnologia pode ser aplicada como ferramenta nos estudos e pesquisas do clima. O evento, com entrada gratuita, ocorre na quarta-feira, 26, às 17h, no auditório Rio Solimões, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS/Ufam), localizado no setor Norte do Campus Universitário.
O projeto de extensão “Seminários Nepecab” tem o objetivo de abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares sobre os processos de urbanização correntes na Amazônia. Coordenada pelo professor Geraldo Alves de Souza, vice-líder e pesquisador do Nepecab, a atividade do dia 26 terá duas palestras em sua programação.
A primeira, intitulada “O clima como fenômeno geográfico: aportes teóricos e aplicações”, será ministrada pela professora Natacha Cintia Regina Aleixo (Ufam) e a segunda, “Geotecnologias e sensoriamento remoto do Clima”, será conduzida pelo professor Rogério Ribeiro Marinho (Ufam).
As inscrições podem ser feitas no endereço pelo Link: https://doity.com.br/seminrios-nepecab-climamatologia-e-sociedade
O evento é gratuito e aberto ao público e à comunidade.
Informações: 98812-0353 (professora Paola de Santana) / 99147-6805 (Gercicley dos Santos) /
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / facebook.com/NEPECAB.UFAM
Palestrantes
Profa. Natacha Cintia Regina Aleixo - Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista campus de Ourinhos (2008). Doutora em Geografia (doutorado direto) pela Universidade Estadual Paulista campus Presidente Prudente (2012) com período sanduíche na Universidade de Coimbra/Portugal. Tem experiência no ensino superior nos cursos de graduação em Geografia, Química e Biologia e pós-graduação em Geografia. Atualmente é docente na Universidade Federal do Amazonas e reúne atividades de pesquisa nas áreas de Climatologia, Geografia do clima, Bioclimatologia Humana, Geografia da saúde, Climatologia urbana, Climatologia da Amazônia, Cidades e saúde humana, Riscos e Vulnerabilidades.
Em sua palestra, a professora irá abordar as perspectivas teóricas e conceituais do clima como fenômeno geográfico, a gênese dos estudos climáticos na Geografia, os paradigmas e o desenvolvimento da investigação em diferentes linhas de pesquisa, exemplificando os temas por meio de pesquisas aplicadas.
Prof. Rogério Ribeiro Marinho - Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011).
Também é professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Clima e Ambiente (INPA/UEA). Tem experiências nas áreas de Geografia Física, Sensoriamento Remoto e projetos de conservação ambiental. Principais interesses: hidroclimatologia, mudanças no uso e cobertura da terra, imagens de satélite e análise espacial.
A palestra consistirá na apresentação de alguns conceitos utilizados na seleção e análise de dados de sensoriamento remoto para estudos do clima (resoluções espacial, temporal, espectral e radiométrica). Serão apresentados exemplos práticos de como selecionar, processar, visualizar e interpretar imagens e cartas climáticas voltados para o ensino e pesquisa geográfica.