Instituto de Natureza e Cultura da Ufam apresentará 30 artigos em Congresso Nacional de Botânica
O CNBot é o principal espaço para debates sobre a Flora Brasileira, reunindo cerca de três mil participantes anualmente
Turma de prática de campo em Botânica, no município de Tabatinga (AM) Trinta trabalhos científicos dos cursos de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química e de Ciências Agrárias e do Ambiente do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam) foram aceitos para apresentação no 68º Congresso Nacional de Botânica (CNBot). Os trabalhos são frutos de projetos de prática de campo, Iniciação Científica (PIBIC) e Atividade Curricular de Extensão (PACE), produzidos por acadêmicos do 7º, 8º e 9º períodos.
O CNBot será realizado no Rio de Janeiro (RJ), de 20 a 25 de agosto, com o tema “Diversidade Vegetal: Conhecimentos e Aplicações”. Acesse a lista dos trabalhos do INC que participarão do evento.
Orientados pelos professores Renato Abreu Lima, Líbia de Jesus Miléo e Márcia Nascimento Pinto, as produções científicas serão apresentadas nas áreas temáticas de Ensino de Botânica, Fitoquímica, Taxonomia Vegetal, Florística, Fitossociologia e Fitogeografia e Etnobotânica.
Para o professor Renato Abreu Lima, a produção foi um “trabalho árduo, mas muito bem executado e proveitoso” – qualidades que se refletem na recepção positiva: todos os trinta trabalhos submetidos ao Congresso foram aprovados.
Equipe de professores do curso de Ciências: Biologia e Química do INC
Aprendizado
Duas estudantes que se apresentarão no CNBot falam da experiência adquirida durante a elaboração e execução dos projetos. Mesmo em categorias diferentes dentro da Botânica, os trabalhos se assemelham ao explorarem temas que aliam o conhecimento científico e a tradição popular.
A estudante Gabriane Matos realizou um levantamento sobre plantas medicinais comercializadas em feiras livres de Tabatinga (AM). “É interessante conhecer as espécies que fazem parte da medicina popular da nossa região e a tradição, que vem de anos, da venda e do ensino o modo de preparo do remédio”, apontou a acadêmica.
Já para a aluna Ana Cristina Barros, que teve o trabalho aprovado na área de Fitoquímica, a pesquisa mostrou novas possibilidades para a composição de medicamentos. “É uma alternativa interessante utilizar extratos de plantas para combater bactérias que causam doenças graves no lugar de medicamentos sintéticos”, explicou a aluna.
Sobre o CNBot
Promovido pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB), o CNBot é voltado a alunos, tanto de graduação como de pós-graduação, professores e pesquisadores, e aberto a todos os interessados na conservação e na sustentabilidade dos recursos naturais, especialmente nos componentes da flora. O Congresso Nacional de Botânica é o principal fórum de debates da Flora Brasileira, reunindo anualmente cerca de 3.000 participantes.
O Congresso tem como missão divulgar os avanços obtidos na Botânica e apontar, recomendar e sugerir ações e mecanismos para a área ambiental nacional, colocando à disposição da comunidade científica e de pessoas interessadas informações voltadas para a conservação da natureza e dos recursos naturais. Acesse o site do evento.