Curso de Engenharia Elétrica/Eletrotécnica tem conceito 4
Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, professor doutor Rubem Cesar SouzaAo passar por avaliação do Ministério da Educação curso de Engenharia Elétrica /Eletrotécnica melhora conceito e se aproxima da excelência. O curso já tinha passado por três avaliações e recebido conceito 2. Ao passar por reestruturação, principalmente a chegada de novos docentes, melhorou consideravelmente os itens avaliados pelo Ministério, o que resultou no aumento do conceito para 4, aproximando o curso da nota 5 que é de excelência.
Várias mudanças foram implementadas no curso de Engenharia Elétrica/Eletrotécnica para produzir tal resultado. A principal mudança consistiu na contratação de docentes para o quadro permanente do curso. Antes o curso tinha somente quatro professores efetivos com dedicação exclusiva, o que impactava negativamente no conceito do curso, uma vez que as atividades de pesquisa e extensão, dentre outras, ficavam profundamente prejudicadas. Ao ampliar o número de professores (de quatro para nove) foi possível atender todas as demandas incipientes (inserir a pesquisa e a extensão, por exemplo) e assim melhorar o conceito do curso.
A ampliação do quadro docente não é suficiente para assegurar a elevação do conceito, mas o comprometimento profissional dos recém-contratados garantiu o desenvolvimento de diversas ações de pesquisa, extensão, ensino e de gestão administrativa que impactaram numa melhor avaliação e, consequentemente, no conceito 4.
“Os conceitos anteriores foram 2, 2 e 3. As duas primeiras notas foram atribuídas somente para o curso de Engenharia Elétrica/Eletrotécnica, porém a nota 3, resultou da avaliação agregada dos três cursos de Engenharia Elétrica existentes na Ufam (Engenharia Elétrica/Eletrotécnica, Engenharia Elétrica/Eletrônica e Engenharia Elétrica/Telecomunicações. Em 2014, o quadro de docentes era reduzido. Só tínhamos quatro professores com dedicação exclusiva (os demais eram substitutos). Não era possível desenvolver atividades de pesquisa e extensão, tendo que atender a demanda, não só do próprio curso, mas também de todos os outros cursos existentes na Faculdade de Tecnologia. A partir de janeiro de 2014 iniciamos um processo de reestruturação do curso, com resultados significativos, dentre os quais destacamos os seguintes, além do quadro de docentes: aumento do número de disciplinas optativas; implementação de projetos de iniciação científica e de extensão; implementação de programa de monitoria; aumento da oferta de disciplinas optativas, e, elaboração do planejamento estratégico do curso. Essa última ação consiste em algo inovador para os cursos de graduação e que recebeu destaque na visão dos avaliadores. É importante frisar que se encontra em processo avançado a reestruturação do projeto pedagógico do curso”, destacou o coordenador do curso de Engenharia Elétrica/Eletrotécnica, professor Rubem Cesar Rodrigues Souza.