Instituto Campus France divulga oportunidades de estudos na França para acadêmicos da UFAM

Palestrante Danilo Bassi destacou as vantagens de estudar em solo francêsPalestrante Danilo Bassi destacou as vantagens de estudar em solo francêsO Instituto Campus France - agência do governo francês de promoção do ensino superior – promoveu, na manhã desta segunda-feira, 6, palestra na UFAM com orientações relacionadas às condições de admissão nas instituições de ensino superior francesas.

Durante a palestra “Oportunidades de Estudos na França", o coordenador de comunicação do instituto Campus France, Danilo Bassi, divulgou bolsas e programas, deu estimativas sobre o custo de vida em território francês,  dicas de como elaborar o plano de estudos para quem quer estudar na França e destacou as vantagens de estudar em solo francês. “Estudar na França tem muitos benefícios. O primeiro é estar no centro da Europa, no país que é a primeira destinação turística do mundo, com cerca de 2.500 festivais por ano, detentor de 39 patrimônios da Unesco e também porque possui forte abertura internacional. A França é um país que acolhe muito bem estudantes estrangeiros. Para que vocês tenham ideia, 14% dos estudantes de graduação e 42% por cento dos doutorandos na França são estrangeiros. Em alguns laboratórios de pesquisa, esse número de estudantes estrangeiros ultrapassa os 60%. O melhor de tudo é que estudantes estrangeiros têm direito aos mesmos auxílios que os estudantes franceses”, ressaltou o palestrante.

Alexandra Lima quer continuar os estudos na FrançaAlexandra Lima quer continuar os estudos na FrançaAlexandra de Lima Pereira ficou sabendo da palestra pelo site da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFAM (ARII). Bacharel em Química Industrial pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) de Itacoatiara, viu no evento a oportunidade para planejar melhor o sonho de continuar os estudos no exterior. “Sempre acesso o site da Arii em busca de oportunidades de estudo fora do país e a França é o país que mais me chama atenção. Esse evento era tudo o que eu esperava. Quero o francês como idioma a mais; quero conhecer outra universidade, outras culturas e me aperfeiçoar profissionalmente”, disse a estudante que atualmente é graduanda de Engenharia Química.

Parceria com a UFAM

Antes da palestra, o adido de cooperação universitária, professor doutor Jacky Caillier, e o palestrante Danilo Bassi estiveram na Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com o objetivo de mapear as demandas de interesse da UFAM para possíveis parcerias. "É a primeira vez que estamos na Amazônia em uma missão de trabalho. Queremos prospectar que parcerias a Universidade Federal do Amazonas tem interesse em manter com nossas universidades francesas e, assim, apresentar oportunidades para estudantes em várias áreas. Embora ofereçamos oportunidade para Licenciaturas e graduações, nossa prioridade é voltada para mestrado e doutorado", declarou o Adido de cooperação universitária Jacky Caillier.

O assessor de Relações Internacionais, professor Naziano Filizola, elencou as áreas de pesquisa em que a Universidade Federal do Amazonas é mais demandada em termos de parcerias internacionais. "Temos uma área forte de parcerias internacionais na área de Agrociências e Agronomia. A área de Tecnologia é também bastante destacada, assim como a área ambiental e a França é uma das principais parceiras da nossa Universidade”.

Rede Alumni

Após a palestra de Danilo Bassi, o adido de cooperação universitária, professor doutor Jacky Caillier, divulgou aos presentes a Rede Alumni, uma rede social francesa destinada aos estudantes estrangeiros que realizaram parte de seus estudos na França.

Para mais informações sobre como realizar estudos superiores e pesquisas na França, acesse www.brasil.campusfrance.org

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable