VIP recepcionou alunos da Ufam da etnia Sateré-Mawé

Graduandos do Curso de Formação de Professores Indígenas (FPI) em visita ao Auditório Eulálio ChavesGraduandos do Curso de Formação de Professores Indígenas (FPI) em visita ao Auditório Eulálio ChavesO Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo da UFAM (VIP) recebeu 33 graduandos do Curso de Formação de Professores Indígenas (FPI), da etnia Sateré-Mawé, da Faculdade de Educação (Faced). Eles visitaram o Campus Senador Arthur Virgílio, com a intenção de conhecer um pouco mais da Ufam e sua dinâmica institucional, verificando in loco a constituição de uma universidade pública de caráter federal. A visita ocorreu na quarta-feira, 28 de outubro, das 8h às 12h.

Acompanhados pela professora do curso, Fabiana de Freitas Pinto, os alunos foram recepcionados no auditório Eulálio Chaves pela equipe do VIP, composta pela professora Célia Carvalho e pelo técnico Sebastião Simplício. A seguir, cumprindo um roteiro previamente estabelecido, a turma foi conduzida até o setor Norte, onde teve a oportunidade de conhecer as dependências do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a Faculdade de Educação (Faced), além do Centro de Convivência e a Livraria da Universidade do Amazonas (LUA). O roteiro incluiu, ainda, visita ao Laboratório de Serigrafia (FT), umaProfessor César Melo, do Instituto de Computação, durante exposição sobre os cursos Ciências da Computação e Sistemas de InformaçãoProfessor César Melo, do Instituto de Computação, durante exposição sobre os cursos Ciências da Computação e Sistemas de Informação palestra do professor Messias Lopes sobre compactação de solos, no Laboratório de Mecânica dos Solos, da Faculdade de Tecnologia (FT); uma exposição do professor César Melo, do Instituto de Computação, sobre os cursos Ciências da Computação e Sistemas de Informação e, finalizando, visita ao Laboratório de Robótica.

Segundo a professora Fabiana, o Curso de Formação Indígena teve início no ano de 2008, com a turma de professores Mura, do município de Autazes, e, atualmente, conta com diversas turmas, como a dos Mundurucus (Borba e Pará), Médio Solimões, e, recentemente inauguradas, novas turmas do Alto Rio Negro e Solimões, com previsão ainda, de aberturas de futuras turmas em Lábrea e Manicoré. De acordo com a professora, o intuito do curso é formar e capacitar os professores indígenas para atuarem no segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio das escolas de suas comunidades.

Para a coordenadora do curso, a visita foi muito elucidativa para os alunos. “Nesse sentido, tem sido um espaço fecundo para a troca de conhecimento entre os professores indígenas e os demais acadêmicos da UFAM. Por estarmos em atividades no Centro de Formação, localizado na Fazenda Experimental da Instituição, esse intercâmbio, por meio do VIP, acaba proporcionando a realização desse momento”, afirmou a professora.

VIP

O Programa de Visitas (VIP) vem, desde 2008, recebendo diversos grupos de visitantes, tanto da rede estadual de ensino como da rede privada; de universidades estrangeiras a comunidades indígenas, além de estudantes da Instituição. O VIP é um programa vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), tendo à frente a professora Célia Carvalho, do Departamento de Comunicação Social (Decom). As visitas podem ser agendadas via e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable