Primeiro dia do Colóquio de Estudos da Linguagem e Literatura aborda cinema e interdisciplinaridade

Mesa redonda teve debate entre mestrandos do PPGLMesa redonda teve debate entre mestrandos do PPGL

O Programa de Pós-graduação em Letras da Ufam e o Grupo de Teatro TUFAM, organizado pelo prof. Dr. Lajosy Silva, com a ajuda dos alunos do sexto período de Letras Língua Inglesa iniciaram, na tarde desta segunda-feira, 9, o III Colóquio de Estudos da Linguagem e Literatura, com o tema “Artes visuais e Cinema”. Pela primeira vez, o assunto abordado é temática, diferente das edições anteriores, promovidas em 2010 e 2014. 

Com palestras, mesas redondas e comunicações, o evento acontece até o próximo dia 11 de fevereiro, das 14h às 18h, no auditório Rio Solimões, no Instituto de Ciências Humanas e Letras ICHL), setor Norte da Instituição. A entrada e inscrição são gratuitas. 

Segundo o coordenador do evento, o Colóquio oportuniza uma nova experiência quanto a aglutinação de temas, ferramentas e meios que possam resultar em um novo processo de transmissão de conhecimento.  

"A questão do cinema, das artes visuais é algo novo no nosso curso, principalmente dentro do nosso contexto acadêmico. Ainda não tínhamos trabalhado a interdisciplinaridade, que eu acredito que deva existir para que possamos aplicar uma didática mais ampla, com uma outra visão", disse o professor, que abriu a programação com a palestra "A Espetacularização da barbárie: 'Elefante', de Gus Van Sant, 'Precisamos Falar Sobre Kevin', de Lionel Shriver e 'Beautiful Boy', de Shawn Ku", em que abordou a linguagem midiática e documentarista presentes nos filmes. 

Alunos podem se inscrever gratuitamente para participar do eventoAlunos podem se inscrever gratuitamente para participar do evento

"Na Universidade de São Paulo se fala muito de interdisciplinaridade, que eu concordo que seja importante para a formação do discente. Esse aprendizado deve caminhar junto à Tecnologia, Antropologia, Sociologia, por exemplo. Nos três filmes em questão, o roteiro gira em torno do ponto de vista das vítimas e criminosos, as imagens são cruas, sem trilhas sonoras, muitas vezes, para dar sempre a ideia do real mais próximo possível de quem vê a película", considerou.

Aprendizado - O acadêmico do 6º período do curso de Letras Língua Inglesa Johnny Azevedo, de 21 anos, participou do primeiro dia do Colóquio e ressaltou a importância do tema. 

"Estar na sala de aula ou fora dela, transmitindo uma ideia, requer total consciência e responsabilidade do profissional. Acho que quanto mais presentes nos fazemos nesses encontros, mais nos tornamos seguros sobre esse papel. No caso do Colóquio, essa transição da linguagem escrita para o cinema, como forma de apreensão, é um meio de as pessoas se familiarizarem", afirmou. 

Notícias Relacionadas: 

PPGL/Ufam promove o III Colóquio de Estudos da Linguagem e Literatura a partir do 9 de fevereiro

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable