Acervo digital é tema do Encontro Norte de Bibliotecas Universitárias
Bibliotecários discutem aquisição de acervo digital
Debater a aquisição de Acervos Digitais para as bibliotecas universitárias é a temática do Encontro Norte de Bibliotecas Universitárias. O evento, realizado pela primeira vez em Manaus, teve início na manhã desta terça-feira, 26 e segue até amanhã, 27, no auditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM).
Participaram da abertura do Encontro Norte de Bibliotecas Universitárias, a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, a diretora da Biblioteca Central da Universidade, professora Célia Simonetti e o presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, o bibliotecário Luiz Atilio Vicentini.
Profa. Márcia destacou a importância das bibliotecas para as universidades
Professora Márcia Perales, em pronunciamento, destacou a importância das bibliotecas universitárias para a formação não só dos estudantes de graduação e pós-graduação, mas também para todos os profissionais que precisam de constante atualização. “É por isso que a Ufam está investindo fortemente em nossas bibliotecas”, frisou a reitora, se referindo aos projetos de reestruturação das bibliotecas da Universidade.
A gestora informou que a Ufam cresceu muito nos últimos anos em razão do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o qual possibilitou à Universidade a expansão para o interiorLuiz Atilio Vicentini, presidente da CBBU do Estado, através das unidades permanentes; a ampliação do número de cursos de graduação oferecidos na capital, bem como, o aumento da quantidade de vagas dos cursos já existentes. “Hoje, a Ufam abre perspectivas para 10 mil jovens com projeções muito otimistas no interior do Amazonas”, declarou, ao afirmar que a Ufam até 2006, disponibilizava 2.600 vagas nos cursos de graduação presenciais e passou para quase seis mil, após o processo de expansão.
Ainda de acordo com a reitora, essa nova realidade gerou desafios para a Instituição, como, por exemplo, a contratação de profissionais capacitados para atuar nos campi do interior do Amazonas. “Isso nos levou a criar estratégias para atender às demandas das nossas unidades”, explicou a professora Márcia, salientando o interesse da Ufam em obter um tratamento coerente para as universidades da região devido às singularidades da região. “Não é possível que a Amazônia seja trabalhada, que ela cresça, diante de um contexto com assimetrias demarcadas”, disse.
Professora Célia Simonetti, diretora da Biblioteca Central da Ufam
Para a diretora da Biblioteca Central da Ufam, professora Célia Simonetti, a importância do Encontro Norte está em conseguir promover o evento pela primeira vez no Amazonas e também pelo tema abordado. “Nós vamos discutir uma temática que é pertinente a todas as bibliotecas que é a questão da aquisição de e-books”, revelou. “Nós temos problemas para adquirir e-books porque o Tribunal de Contas da União (TCU) vem glosando essa aquisição porque se trata de um material muito novo. Nós vamos discutir uma dinâmica para negociar com o TCU esse processo de aquisição”, anunciou a diretora.
O presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, Luiz Atilio Vicentini, enfatizou que a biblioteca é um setor estratégico para as universidades. “Nós temos o papel fundamental no desenvolvimento de infraestrutura, de serviços nas universidades”, comentou.