Comemoração ao Dia do Servidor: corrida, caminhada, confraternização e qualidade de vida
"Servir com qualidade e excelência é o nosso compromisso. Parabéns aos homens e mulheres que com determinação, ética e trabalho competente engrandecem o Nosso Maior Patrimônio"
O ponto de largada do percurso de 3,5 km, ao lado do Centro de Convivência
Em homenagem ao dia do servidor público, comemorado em 28 de outubro, a Universidade Federal do Amazonas promoveu nesta quinta-feira, 27, a terceira edição da Corrida e Caminhada do Servidor Público, com a participação de mais de 250 pessoas. Foram 12 premiações, distribuídas nos percursos de 3,5 e 7 km nas categorias masculino e feminino.
A reitora, professora Márcia Perales, premiou os vencedores e destacou a importância do caráter de confraternização da competição. “Nós, servidores públicos federais, devemos comemorar com orgulho este dia. Trabalhamos em uma área estratégica de desenvolvimento da sociedade, que é a educação, e atuamos em prol de um serviço de qualidade, que faz a diferença na vida das pessoas. Por isso, considero que temos muito a celebrar”, disse.
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) organiza o evento desde 2014. Segundo a pró-reitora, professora Kathya Thomé Lopes, o objetivo de congraçamento entre os servidores da Universidade tem sido alcançado com essa atividade. A professora também falou sobre a novidade desta edição. "A novidade para este ano é que acrescentamos um percurso de 7 km, além do tradicional de 3,5 km. Isso mobiliza ainda mais os atletas que já se preparam ao longo do ano. É um desafio maior para eles", afirmou.
Todos os participantes, ao completarem o percurso e chegarem ao hall da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), receberam uma camisa com a marca da corrida e uma medalha de participação. Os que subiram ao pódio, 12 ao todo, foram agraciados com mais um troféu e mais um kit da campanha institucional Ufam, Eu Cuido! contendo camisa, squeeze, marca-página, lixeirinha para carro, caneta e ecobag.
A lista completa de participantes estará disponível na página da Progesp em breve.
Vencedores
Os primeiros colocados em cada categoria, da esquerda para a direita: feminino e masculino de 7 km; e feminino e masculino de 3,5 km.
Na categoria feminino do percurso de 7 km, venceu a professora Alcinira Farias, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). "Tive um avanço grande em relação a 2015, quando o percurso foi a metade e eu cheguei em 6º lugar. Isso é resultado de uma dedicação diária à corrida. Treino numa pista de atletismo e faço parte de um grupo de corrida", declarou.
No mesmo percurso de 7 km, venceu o professor Afrânio Neves, do Centro de Educação a Distância (CED). Essa foi a consagração do tricampeonato. Ou seja, em três edições da corrida e caminhada, ele conquistou o lugar mais alto do pódio. "Faço triatlo, que exige preparo físico porque envolve natação, corrida e pedalada. Também faço aquatlon na FEFF [Faculdade de Educação Física e Fisioterapia] e participo de competições externas", enumerou o docente.
Já no percurso tradicional, de 3,5 km, a vencedora foi a TAE Iolanda Feitosa, da Biblioteca Central, que completou a prova em 19 minutos. "Apesar de não estar treinando corrida, eu jogo basquete e faço parte da Federação Amazonense Master no esporte", informou.
Maike Ribeiro, TAE lotado na Pró-Reitoria de Administração (Proadm), conquistou o primeiro lugar no percurso de 3,5 km. Também foi destaque no masculino Jayme Bartolotti. Mesmo no grupo "pipoca" - de quem não é servidor - ele ficou satisfeito em participar da corrida pela segunda fez. Jayme é cadeirante e aluno do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde). "Corro numa bicicleta adaptada de 20 quilos. Precisei de muita força para concluir o percurso", relatou o jovem.
Preparação Servidores se prepararam para a competição
A diretora do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Progesp, professora Nikeila Conde, diz que neste terceiro ano a proposta continua sendo a de incentivar a prática de atividade física. Disse ainda que a Pró-Reitoria tem turmas de servidores que praticam caminhada e se preparam para a competição.
Mas não é apenas na Progesp que se tem investido mais em práticas desportivas. Nas Pró-Reitorias de Administração e de Planejamento (Proadm e Proplan), quatro servidores se reuniram e criaram um grupo de corrida, chamado "Papa Léguas". Eles correm na estrada do Campus antes do expediente. O avanço foi evidente. Maike Ribeiro, lotado na Proadm, conquistou o primeiro lugar no percurso de 3,5 km, com tempo de 13 minutos. "No ano passado eu fiquei em 10º, e começamos a nos preparar há quase um ano, e deu certo", festejou.