Professor de Direito da Ufam recebe medalha da Câmara Municipal de Manaus
O professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/Ufam) e conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Érico Xavier Desterro e Silva, foi agraciado, na última quinta-feira, 24, com a maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Manaus a um cidadão: a Medalha de Ouro Cidade de Manaus. A solenidade ocorreu no plenário Adriano Jorge, da CMM.
Com a presença de diversas autoridades, servidores do TCE, amigos e familiares do professor, a cerimônia também teve a presença do diretor da Faculdade de Direito (FD), professor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, que considerou a homenagem ao professor Érico Desterro como justa, levando em consideração os 33 anos de serviços prestados pelo homenageado à cidade de Manaus e ao Estado do Amazonas no meio jurídico e no magistério superior.
Em seu discurso, ao agradecer a CMM pela homenagem, o professor Érico Desterro relembrou a sua trajetória como docente e como conselheiro do Tribunal de Contas. Ele ressaltou o carinho que tem pela capital amazonense: “Nada do que eu consegui na minha vida teria sido possível sem o apoio dos meus colegas de trabalho, amigos e, principalmente, da minha família, que me apoiou nos bons e maus momentos. Portanto, me sinto muito feliz com essa bela homenagem”.
Autor da propositura da homenagem, por meio do Decreto Legislativo nº 43/2017, o vereador Gilmar Nascimento (PSD) justificou a entrega da comenda – aprovada por todos os vereadores da 17ª Legislatura da casa – ressaltando que o homenageado possui todos os requisitos necessários para tamanho reconhecimento. “A Câmara Municipal realiza uma justa homenagem ao professor Érico Desterro, que possui uma carreira com conduta ilibada, bem como atuação de maneira ética não só no meio jurídico, como conselheiro no TCE, mas também na magistratura, como professor”, comentou.
Trajetória
Professor Érico Desterro tem experiência de mais de 30 anos da carreira pública e, desde 2005, leciona na UfamProfessor titular de Introdução ao Estudo do Direito e Direito Administrativo na Ufam desde 2005, o também ex-presidente do TCE-AM e atual ouvidor-geral do órgão, Érico Desterro, é servidor público 1985, onde entrou na Corte de Contas como Assistente Técnico, passou por cargos de Procurador de Contas e Procurador Geral de Contas do MPC, até ser empossado como conselheiro, em 2005.
Ele também faz parte do Instituto Rui Barbosa (IRB), onde tomou posse como vice-presidente do órgão em março deste ano. O IRB é o órgão de inteligência dos Tribunais de Contas, reunindo conselheiros, auditores e membros do Ministério Público de Contas de todo o país. O instituto realiza estudos, pesquisas e capacitações com o objetivo de promover o aprimoramento dos Tribunais de Contas.