Proamde comemora aniversário de dezoito anos
Por Juan Chenini Reis e Catarina Moura
Comunicação HUGV
Nesta terça-feira, 22, ocorreu, no Ambulatório Araújo Lima, uma solenidade em comemoração dos dezoito anos de atuação do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde), idealizado e coordenado pela professora Kathya Augusta Thomé Lopes, em parceria com a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), da Universidade Federal do Amazonas, e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ufam). Com o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência, o Programa foca na multidisciplinariedade e conta com o apoio das famílias para que o paciente seja o mais independente possível.
Durante a manhã, os professores que fazem parte do Programa, destacaram a sua importância para a sociedade, elogiaram o empenho da professora Kathya em manter suas atividades por tantos anos e relembraram de momentos e parceiros importantes na história do Proamde, como o Programa de Preparação de Alta para Pacientes Sequelados e seus Familiares (PAPS), coordenado pelo Serviço Social do HUGV, parceria que gerou o núcleo dentro do Hospital Universitário.
A professora Kathya, em seu pronunciamento, comentou sobre a trajetória do Programa e sobre as pessoas que trabalham junto a iniciativa. “Nada fazemos sozinhos, esses dezoito anos de Proamde tem uma multidão de pessoas por trás e o HUGV foi um grande parceiro. Desde 2000 fomos muito bem recebidos pela Divisão de Assistência Social. A lesão medular é drástica, traz um problema social e familiar muito grande, mas o importante é mostrar para essas pessoas que elas têm potencial. Como professora com um pé na aposentadoria, fico feliz em ver como o Proamde está e que ele continua com todas essas pessoas. ”
Representando a Superintendência do HUGV, o Dr. Chang Chia Po falou sobre a importância do Programa. “Pela proximidade da minha formação em Ortopedia com o trabalho desenvolvido pela professora Kathya, conheço o Proamde desde o tempo em que não havia espaço adequado, apenas uma pequena sala no antigo Hospital Universitário. Hoje, apesar das melhoras, sabemos que o programa merece muito mais benefícios por essa possibilidade de atender de forma digna esses pacientes e lhes possibilitar autonomia. Ficamos felizes em comemorar junto com o Programa esses dezoito anos e podem contar com o apoio do HUGV, meu e do nosso superintendente Dr. Júlio Mário, que também é ortopedista.”
O evento contou ainda com a participação do Quinteto de Cordas da Faculdade de Artes da Ufam (Faartes), que tocaram músicas instrumentais no encerramento da comemoração.