Curso ministrado por professores da Ufam capacita agentes para acolhimento de venezuelanos

Professor Sandro Martins ministra curso aos agentes de acolhimento de venezuelanos (Fonte: Divulgação Sejusc)Professor Sandro Martins ministra curso aos agentes de acolhimento de venezuelanos (Fonte: Divulgação Sejusc)

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

O projeto “Migrações internacionais, Direitos Humanos e Políticas indigenistas” – coordenado pelo professor Sandro Martins, junto com os professores Sidney Silva e Maria Helena Ortolan, do curso de Antropologia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam) – é realizado em parceria com o governo estadual para capacitar os agentes responsáveis pelo acolhimento de venezuelanos. O curso será ministrado até o dia 23 de junho.

Conforme explica o idealizador, a atividade é promovida “em função de uma demanda da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), no âmbito do Grupo de Trabalho para Promoção e Defesa dos Direitos de Migrantes, Refugiados e Apátridas do Amazonas - grupo multissetorial criado para tratar de assuntos relativos à chegada dos indígenas venezuelanos (Warao) na cidade de Manaus”.

A iniciativa supre uma demanda dos agentes que trabalham diretamente nos serviços de acolhimento aos imigrantes. “O objetivo é qualificar as ações que já estão em andamento, tendo em vista a construção de uma melhor comunicação intercultural entre agentes brasileiros e imigrantes (indígenas e não indígenas)”, informa o coordenador.

O público de interesse são as pessoas envolvidas no acolhimento institucional aos imigrantes, como os servidores públicos Sejusc, da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), das Secretarias Municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e de Educação (Semed).

Os agentes vinculados a organizações não governamentais, tais como ‘Pastoral do Migrante’, ‘Associação Pequeno Nazareno’, ‘Cáritas Arquidiocesana de Manaus’ e ‘Projeto Oseias’, também compõem o grupo apto a receber a formação.

Programação

O curso está distribuído em três eixos temáticos, quais sejam: Migrações Internacionais, Direitos Humanos e Políticas Indigenistas. Na programação, estão previstas oficinas interculturais depois de concluído cada eixo. A finalidade dessa didática é, segundo explica o professor Sandro Martins, relacionar a teoria e a vivência cotidiana em relação ao serviço de acolhimento, de modo a aprimorar a atuação dos agentes.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable