HUGV e Escola de Enfermagem realizam a V Semana de Enfermagem
Em uma iniciativa conjunta do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Escola de Enfermagem de Manaus, foi realizada, de 14 a 16, a V Semana de Enfermagem da Ufam. O evento, que teve como tema “A centralidade da Enfermagem nas dimensões do cuidado, formação, assistência, extensão e pesquisa”, foi composto por palestras, mesas-redondas, conferências, sessões de homenagens à profissão e apresentações musicais.
A solenidade de abertura foi presidida pelo superintendente do HUGV, Júlio Mário de Melo e Lima e pela diretora da Escola de Enfermagem da Ufam, Nair Chase da Silva. O superintendente do HUGV reafirmou a importância de eventos como este no hospital universitário. “Minha concepção deste hospital é que ele deve estar sempre fervilhando de acadêmicos de todas as áreas da saúde, e um evento coo este reforça este sentimento e os laços que nos aproximam, hospital e academia, todos atuando em conjunto como uma orquestra bem afinada”, afirmou. Esta opinião é partilhada pela diretora da Escola de Enfermagem, que ressaltou a importância da unidade acadêmica e o HUGV realizaram um único evento, ao invés de dividir esforços. “Tantos nós da academia quanto o hospital universitário sentimos a necessidade desta aproximação para que pudéssemos alinhar as nossas ações na formação de recursos humanos para a área da saúde”, declarou. “Esta semana realizada conjuntamente, pensando na formação dos alunos, na integração, na Ufam como uma unidade, é uma parceria fantástica. A abertura está sendo feita no HUGV e o encerramento da semana será na Escola de Enfermagem, e isso mostra nosso grau de parceria que vem acontecendo desde 2014 e agora está solidificada”, afirmou.
Participaram ainda da cerimônia de abertura da V Semana de Enfermagem da Ufam o Gerente de Atenção à Saúde do HUGV, Luiz Carlos de Lima; presidente da Associação Brasileira de Enfermagem/Seção Amazonas, Esron Rocha; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas, Sandro André da Silva Pinto; a chefe de Divisão de Enfermagem do HUGV, Valdelanda de Paula Alves; o presidente do Sindicato de Enfermagem do Amazonas, Douglas Fabian Porto e o presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem da Escola De Enfermagem de Manaus, Everton de Oliveira Pinto. Também presentes na abertura do evento o Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais/Ufam) e Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM). Tanto a execução do Hino Nacional quanto a atração musical na cerimônia de abertura foram executadas pela Banda do Comando Militar da Amazônia.
Entre os dias 13 e 16, a programação continuou com ações tanto na Escola de Enfermagem de Manaus quanto no Hospital Universitário Getúlio Vargas. O encerramento do evento, no dia 16, contou com uma sessão de homenagens “Enfermagem: Gente que cuida da gente”, com homenageados escolhidos pelos próprios colegas de trabalho. Foram homenageados representantes do Hospital Universitário Getúlio Vargas, do Centro de Atenção Integral ao Servidor, do Hospital Universitário Francisca Mendes e os da Escola de Enfermagem de Manaus. Pelos colegas do HUGV foram homenageados Maria Goreci Alves de Almeida, Raquel da Silva Pontes, Almir dos Santos Oliveira, Benedita Martins Leão e Arlete de França Mamede. Pelo Centro de Atenção Integral ao Servidor, Rita de Sena Costa. Pelo Hospital Universitário Francisca Mendes, Alessandra Pereira Lima e Lourdes Soane Guimarães e pela Escola de Enfermagem de Manaus, Noeli das Neves Toledo, Nair Chase da Silva, além do discente Iago Orleans Pinheiro Monteiro.
Nas palavras da Diretora da Escola de Enfermagem, professora Nair Chase, após cinco anos realizada em conjunto, a ação é sólida e a quinta semana é encerrada com planos para a sexta edição: “A realização da Semana da Enfermagem de forma conjunta é uma iniciativa do que chamamos de integração ensino-serviço, entre a Escola e o HUGV, entendemos que só formaremos bons alunos, se eles estiverem próximos da teoria e da prática, do ensino e do serviço. Se construirmos essa relação, isso fortalece o laço das instituições, nos tornamos mais próximos e consequentemente oferecemos uma melhor qualidade de ensino para os nossos alunos. Então, projetos de pesquisas feitos juntos, projetos de extensão, iniciação cientifica, estágio, aula prática, isso tudo vai criando um vínculo entre academia e serviço, o que só tende a beneficiar o aluno, nosso foco é fortalecer a formação e uma das estratégias é esse tipo de iniciativa, eventos como esses”.