Seminário discute integração entre Ufam, SEC e UEA em prol da arte e da cultura amazonense

Gestores das três instituições amazonenses reuniram-se em seminário (SEC/AM)Gestores das três instituições amazonenses reuniram-se em seminário (SEC/AM)Dentre as propostas estão a criação de disciplinas optativas e a realização de cursos de extensão e estágios orientados nos espaços das três instituições

Por Cristiane Souza*
Equipe Ascom

O Seminário de Integração entre Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC/AM) ocorreu na última sexta-feira, 27, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. O encontro reuniu gestores e especialistas da área cultural e artística das três instituições.

A proposta é integrá-las em prol da arte e da cultura no Amazonas, com especial atenção às ações culturais. Em continuidade, será realizado o "I Fórum de Ciência e Cultura do Amazonas", a ocorrer nos dias 21 e 22 de maio de 2018, no auditório Eulálio Chaves, localizado no Setor Sul do Campus Universitário Sede da Ufam. A participação será gratuita e o período de inscrição será divulgado em breve.

O vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, representou a Universidade no evento. Ele reafirmou a importância do estabelecimento de parcerias com esse objetivo entre instituições cuja presença é tão forte na área da educação na capital e no interior. “Estou feliz em ver a preocupação da SEC em se unir às duas universidades públicas do Amazonas para levar mais qualidade cultural para o interior”, ressaltou o vice-reitor.

Propostas

Os professores André Luiz e Isaque Sousa, ambos da pró-reitoria de extensão da Universidade do Estado, também ficaram contentes com esse passo que está sendo dado em prol da cultura e da população amazonense. Já o secretário Denilson Novo diz que a ideia é que as instituições aproveitem seus espaços próprios com o objetivo de levar arte e cultura cada vez mais longe.

Ainda segundo o secretário estadual de Cultura, ao mencionar o Fórum que ocorrerá nos dias 21 e 22 de maio, na Ufam, a ideia é reunir propostas para futuras ações. Conforme adiantou, no primeiro dia será desenvolvido um ciclo de palestras (pela manhã) e grupos de trabalho (à tarde); já no segundo dia, o resultado das discussões será reunido em propostas efetivas de cada grupo e seus respectivos projetos.

Para o professor Jhon Weiner, coordenador da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT) da UEA, a parceria com a SEC e a com a Ufam é uma possibilidade de se alcançar territórios antes inalcançados no campo em que a ESAT atua.

Uma das sugestões mencionadas durante o seminário foi a criação de disciplinas optativas e de cursos de extensão. Além disso, falou-se sobre a possibilidade de organizar estágios orientados para os alunos dentro dos espaços da Ufam, da UEA e da SEC.

Encerrada a reunião, as propostas de articulação interinstitucional foram reafirmadas pelas parceiras e ficou acertado um novo encontro, desta vez com discussões abertas ao público.

* Com informações da SEC/AM

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable