Saúde e Segurança do Trabalho no serviço público no Amazonas: um debate necessário

Procedimentos de prevenção são prioritáriosProcedimentos de prevenção são prioritáriosEm caso de acidentes ocorridos na Ufam, o procedimento correto é encaminhar a vítima ao Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) para receber o primeiro atendimento

Por Carlos William
Equipe Ascom

Promovida pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), em parceria com o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (DSQV/Progesp), a mesa-redonda intitulada ‘Saúde e Segurança do Trabalho no serviço público no Amazonas’ foi realizada na tarde desta quinta-feira, 26, no auditório Paulo Burnheim, localizado no setor Sul do Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Ao fazer referência ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, a que será em 28 de abril, o objetivo da iniciativa foi o de pontuar os principais riscos dessa natureza, para, em seguida, apresentar os mecanismos adotados para prevenção e sugerir novas formas de conscientização sobre a importância do tema.

Para debater sobre o assunto, membros de órgãos públicos diretamente ligados à prevenção e ao atendimento de saúde e segurança do trabalhador participaram da atividade. Estiveram presentes, ainda, servidores públicos, profissionais de segurança no trabalho, profissionais de saúde, trabalhadores terceirizados da Ufam, estudantes e demais interessados da comunidade acadêmica.

Técnico em Segurança do Trabalho do DSQV, Wanderson Viana afirma que os procedimentos para garantir a segurança e saúde de servidores da Universidade são embasados nas diretrizes regidas pela Ergonomia, ciência que estuda a adaptação do trabalho ao homem e não mais do homem ao trabalho, como ocorria em épocas anteriores.

Segundo ele, uma das principais medidas adotadas em laboratórios de pesquisa, hospitais universitários, ambulatórios e outros espaços é a biossegurança, que reúne processos com o intuito de evitar o risco de contaminação durante as atividades que envolvem o manuseio de produtos químicos, materiais hospitalares possivelmente contaminados e objetos cortantes.

Prevenção e precaução

A ginástica laboral é uma medida de prevenção de doenças do trabalhoA ginástica laboral é uma medida de prevenção de doenças do trabalho"A prevenção abrange o uso de equipamentos de proteção coletiva, a exemplo de sistemas de exaustão e chuveiros para olhos, estes utilizados em casos de contaminação ocular, além de isolamento da radiação, imunização, higienização dos locais e realização de exames periódicos, para verificar se a precaução está sendo eficaz”, detalhou.

Wanderson constatou que muitos acidentes estão relacionados a lesões nos músculos, ossos e tendões, além de distúrbios psicológicos. “Esse fato demanda a implantação da ginástica laboral, de pausas durante o expediente e da manutenção de um ambiente de trabalho livre de conflitos”, observou.

De acordo com dados do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), 179 afastamentos de trabalhadores foram registrados por doenças na coluna vertebral em 2017, 81 por doenças musculares e 163 por transtornos mentais.

Para o enfermeiro e diretor do Cerest, Clodoaldo Almeida, é necessário conhecer os riscos por meio da análise epidemiológica e das condições em ambientes ocupacionais, a fim de antecipar soluções e prevenir danos. “Precisamos discutir possíveis mudanças nos processos de trabalho em busca de alternativas sociais e tecnológicas”, complementou Clodoaldo.

Em caso de acidentes ocorridos na Ufam, o procedimento correto é encaminhar a vítima ao Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), localizado no setor Sul do Campus, ao lado do auditório Paulo Burnheim, para atendimento médico. Contato: (92) 3305-4226 / 4227.

Abril Verde

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi instituído em razão do acidente que matou 78 trabalhadores em mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Também no dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Por isso, o mês de abril foi adotado como período para lembrar a data e atuar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em ambientes de trabalho.

No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable