Docente do Icomp defende memorial acadêmico

 
Por Carlos William
Equipe Ascom

Professor Edjard Mota.Professor Edjard Mota.

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp – Ufam) divulga solenidade de defesa pública de memorial acadêmico para fins de promoção na carreira do Magistério Superior para a classe de professor titular, do docente Edjard de Souza Mota. A defesa será realizada às 15h da próxima sexta-feira, 27, no auditório 2, localizado no prédio 3 do Icomp, setor Norte do Campus Universitário.

A comissão especial de avaliação será presidida pelo professor Alberto Nogueira, da Ufam, e formada pelos docentes Crediné Silva de Menezes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Ricardo Ferreira, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Nizam Omar, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O professor Edjard é egresso do curso de Engenharia Civil da Ufam, turma de 1987, mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Inteligência Artificial pela University of Edinburgh, localizada na Escócia. A carreira docente foi iniciada em 1989, quando foi admitido como servidor efetivo, lotado no então Departamento de Estatística e Computação. O objetivo era atuar em um local onde pudesse dedicar-se a uma atividade científica. “Eu não tinha experiência com ensino de Programação, mas lecionava Matemática gratuitamente para vizinhos que precisavam e buscavam aprender”, relatou.

No segundo semestre de 1998, Edjard Mota contribuiu para a implantação e administração do Ponto de Presença no Amazonas (Pop-AM) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), órgãos que atendem às necessidades operacionais de rede, às demandas de conectividade e informações para instituições de ensino público em todo o território brasileiro, com sede na Ufam. Em 2011, ministrou o primeiro curso no Norte do País em desenvolvimento de aplicativos para IOS, da Apple.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable