Dramaturgia mundial em foco na semana “Shakespeare: sempre e por toda a parte”

 
 
Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Uma vasta programação em homenagem ao maior dramaturgo de todos os tempos, William Shakespeare, ocorre até esta sexta-feira, 27. O evento faz parte de uma programa integrado entre Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Dentre as atividades desta terça-feira, 24, realizadas no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), Setor Norte do campus, ocorreu a palestra “Solilóquios em Hamlet, entre a autoria e o personagem”, proferida pelo professor Leonardo Christy, do Departamento de Letras Língua Inglesa.

Hamlet

De acordo com Costa, a ideia de discursar Hamlet não nasce na condição de professor, mas quando ele ainda era discente da graduação. Ele explica que Hamlet é uma tragédia escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão, que o envenenou e em seguida tomou o trono e casou-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida do sofrimento opressivo à raiva fervorosa e explora temas como traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

O professor considera a obra uma das principais peças teatrais e lembra o escritor cubano Ítalo Calvino, quando este afirma: “precisamos ler os clássicos porque os clássicos nunca terminam de dizer o que tem pra ser dito.” Por conta disso, justifica-se sua presença ao proferir sobre Hamlet, embora no sentido mais técnico. O professor atribui sua importância no mundo, no Brasil e nos cursos de graduação em Letras da Universidade como uma forma de entender os dilemas da vida.  

Por se tratar de uma linguagem universal, em que o processo de escolha significa tomar uma decisão extrema na vida, envolve fatores que tornam os dilemas tão complexos ao abordar questões morais e éticas, valores que regem as condutas das pessoas em sociedade.

O professor acredita que a realização de evento no espaço da Universidade proporciona, de certa maneira, o cumprimento de seu papel social. "Entender os dilemas é muito útil como pessoa e, muito mais enquanto professor, mas pensar os dilemas através do Hamlet, é muito mais esclarecedor", comentou.

O coordenador do evento na Ufam e professor do Departamento de Letras língua Espanhola, Saturnino Valladares, disse que o objetivo é homenagear o dramaturgo William Shakespeare, ao enfatizar a parceria com outras instituições para a realização da Semana, que ocorre pela segunda vez. "Na edição passada, a Faculdade de Letras homenageou o escritor espanhol Miguel de Cervantes", recordou o docente.

Segundo Valladares, as palestras estão sob sua coordenação na Ufam, mas outras atividades ocorrem no Caffe Teatro, no Paço Municipal, na Biblioteca do Icbeu e noutros ambientes públicos ou privados. Para ele, todas essas ações envolvem o conhecimento sobre um dramaturgo importante no contexto mundial e isso aproxima cada vez mais os discentes das disciplinas de literatura, oportunizando-os aprofundar o conhecimento sobre esse autor e sua obra.

O diretor da Faculdade Letras, professor Wagner Barros Teixeira, disse que a Semana faz parte das homenagens de um evento muito maior, o Dia Mundial do Livro, considerado o grande protagonista nesse processo. “ Simbolicamente, isso tem um poder muito grande, uma representação”, disse.

Segundo ele, desde o ano passado, a Ufam e outras instituições têm participado dessas atividades e o primeiro homenageado foi o escritor espanhol Miguel de Cervantes. "Para nossa felicidade, ano que vem será o escritor Guimarães Rosa a ser homenagado. Ele é um ícone da literatura brasileira e também internacional. A semana é o momento que se homenageia um personagem com destaque internacional, com isso, destaca a área de letras, as pesquisas desenvolvidas na Unidade e, consequentemente, oportuniza o envolvimento do corpo discente", informou o docente.

A mesa de abertura estava composta pelo diretor da Faculdade de Letras (Flet), professor Wagner Barros Teixeira; o coordenador do evento pela Ufam e professor do Departamento de Letras Língua Espanhola, Saturnino Valladares, e o professor Lajosy Silva.                   

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable