Representação da Ufam, em Brasília, recebe gestores da Uespi
Ao centro, representante da Ufam, em Brasília, posa para foto com gestores da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto e Raimundo Isídio
Entre os temas abordados no encontro estavam os mecanismos de financiamento de programas e projetos desenvolvidos pelas universidades e as estratégias adotadas na obtenção de recursos para a promoção do ensino, pesquisa e extensão, tripé da educação superior. O encontro tratou ainda das experiências relacionadas aos orçamentos das instituições, tendo em vista as diferenças regionais e da esfera de governo, uma vez que a Ufam é mantida pelo governo federal e a Uespi, pelo governo do Estado do Piauí.
Para o representante da Ufam, Charles Amorim, o encontro serviu para debater o processo de financiamento da educação superior em distintas regiões do País e em diferentes níveis de governo. “Discutir e entender o processo de financiamento da educação e as formas de se obter recursos junto aos governos estaduais e federal é muito importante para o fortalecimento da educação. O nosso desejo é trocar experiências operacionais neste campo”, afirmou.
Já o vice-reitor da Uespi, professor Evandro Alberto, afirmou que a gestão desta IES é marcada pelo diálogo e pela busca do fortalecimento da educação superior no estado do Piauí. “A gestão da Uespi tem como marca indelével o diálogo contínuo com diferentes esferas de governos e instituições. Acreditamos, assim como a Ufam, que a educação é um instrumento de emancipação cidadã”, declarou.
O pró-reitor da Proplan/Uespi, Raimundo Isídio, destacou a importância das parcerias institucionais. “O compartilhamento de experiências e conhecimentos é a principal prática nos ambientes universitários. A Uespi está aberta para parcerias que fortaleçam a melhor gestão institucional. É o mesmo sentimento encontrado na Ufam”, lembrou.