Docentes discutem promoção e progressão na carreira em Fórum da Progesp

 
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Progesp esclarece dúvidas de docentes sobre plano de carreira.Progesp esclarece dúvidas de docentes sobre plano de carreira.A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) realizou na manhã desta quinta-feira, 12, a primeira edição do Fórum sobre Promoção e Progressão Docente. A iniciativa visa aproximar a comunidade universitária e discutir temas de interesse de estudantes e servidores da Universidade.

Em sua primeira edição, o Fórum foi dedicado às mudanças na regulamentação da promoção e progressão de professores de institutos e universidades federais. De acordo com a coordenação do evento, a emissão da Nota Técnica Nº 2556/2018 que uniformiza o tratamento da pauta e dirime dúvidas e entendimentos divergentes sobre a questão.

Dividido em momento de exposição sobre a legislação que cerca a temática, incluindo a apresentação da Nota Técnica; participação da Associação de Docentes da Ufam; e no espaço para a interação do público, o fórum proporcionou aos presentes a oportunidade de se apropriar da pauta e esclarecer pontos duvidosos. “O fórum faz parte de uma estratégia da Progesp de se aproximar da comunidade acadêmica, de melhorarmos nossa comunicação com os servidores, gestores e com as unidades”, expôs a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Vanusa Firmo.

A escolha do primeiro tema a ser tratado no fórum se deu em razão da demanda de professores que buscavam a Progesp apresentando questionamentos relativos à progressão e promoção na carreira. “Verificamos que alguns ainda não têm o entendimento completo ou consolidado sobre o seu plano de carreira, então, trouxemos uma exposição mostrando o que é essa progressão, promoção, aceleração”, informou a gestora.

Segunda a pró-reitora, a legislação que dá suporte ao tema é de 2012 e permitiu diferentes interpretações pelos agentes das universidades, o que resultou em alguns problemas tanto para docentes quanto para as instituições. “Agora em 2018 formou-se um entendimento único vindo do nosso órgão central, do Sipec [Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal], órgão do Ministério do Planejamento. Então, sentimos a necessidade de parar, ter um momento com eles [os docentes], esclarecer dúvidas, dar orientação de uma forma global que possa alcançar ao máximo o maior número possível de docentes”, detalhou a pró-reitora sobre a Nota Técnica Nº 2556/2018 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão,

Evento abordará sempre temas importantes para a comunidade universitária.Evento abordará sempre temas importantes para a comunidade universitária.Entre outras instruções, o documento estabelece a data do efeito financeiro, com respeito à promoção e progressão docente, sendo a partir da data de fechamento dos requisitos, completado o tempo de serviço mais a comprovação da avaliação de desempenho. “Algumas universidades aplicavam o que a lei diz e outras davam o efeito financeiro a partir do requerimento do docente que, às vezes, é bem depois do momento da avaliação de desempenho e outras aplicavam a partir da data da portaria, então, essa diversidade trazia muitos conflitos”, explicou.

Para o professor José Barbosa filho, do Departamento de Economia da Faculdade de Estudos Sociais, a criação do evento foi uma iniciativa proveitosa para abordar um tema de interesse do público. “É um assunto super importante e que ainda traz muitas dúvidas”, disse. “Sugiro que se façam outros e com maior interação da plateia”, indicou o docente.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable