Fazenda Experimental da Ufam recebe mais de 3.000 doações de livros
Acervo faz parte do projeto de extensão 'Biblioteca da Fazenda Experimental' e irá beneficiar mais de 5.000 comunitários
A Fazenda Experimental da Ufam, órgão suplementar referência em pesquisas nas áreas de agrárias, biológicas e tecnológicas no Amazonas, localizada no quilômetro 922 da BR-174, Manaus-Boa Vista, recebeu na manhã desta quarta-feira, 28, mais de 3.000 livros oriundos da campanha de doação para o projeto extensão 'Biblioteca da Fazenda Experimental', da Pró-reitoria de Extensão (Proext), realizado nos meses de agosto e setembro de 2017.
O acervo conta com livros acadêmicos, instrutivos, literários, infantis, recreativos, didáticos e paradidáticos, e irá beneficiar alunos da Ufam, que utilizam a fazenda para pesquisas, e, principalmente, as comunidades que residem no entorno do órgão suplementar. A biblioteca comunitária é de cunho social e levará conhecimento e cultura para esses públicos.
“Os livros foram doados pela comunidade acadêmica e sociedade, inclusive instituições, e estão em boas condições de uso. A entrega desses exemplares para a fazenda é um retorno que estamos dando para todos que participaram da campanha do ano passado. Alunos da Ufam e mais de 5.000 comunitários serão beneficiados com essa biblioteca. Essa é a finalidade da pró-reitoria, por meio do Departamento de Políticas Afirmativas: fazer um elo entre a universidade e a sociedade”, afirmou Lisandro Mamud, pesquisador na pró-reitoria e um dos coordenadores do projeto.
O coordenador administrativo da Fazenda Experimental, TAE Arivano Silva, agradeceu à Proext pela iniciativa. “A Fazenda Experimental só tem a agradecer à Proext e também a todas as pessoas e instituições que doaram esses livros. É um projeto que beneficia alunos que aqui fazem ensino, pesquisa e extensão, mas principalmente as comunidades do entorno da fazenda. Isso tudo é inédito. Em nome da professora Albejamere de Castro, diretora da Fazenda Experimental, agradecemos a todos que contribuem para esse projeto”.
Próximas etapas
Com a entrega dos livros para fazenda, as próximas etapas são a catalogação e segmentação do acervo por um bibliotecário. Estantes, mesas e cadeiras já estão em fase de aquisição. O objetivo é inaugurar a biblioteca comunitária em 2018.
Notícia relacionada
Projeto 'Biblioteca na Fazenda Experimental' recebe doação de livros