Ufam recebe novos servidores no 'Integrando-se 2018'

 
 
Novos servidores conhecem gestores e suas funções no Integrando-se.Novos servidores conhecem gestores e suas funções no Integrando-se.Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Mais 98 novos servidores, entre docentes e técnicos administrativos em educação (TAE), participam da XII edição do Seminário integrando-se à Ufam. O evento teve inicio na manhã desta segunda feira, 19, e segue até sexta, 23, e tem como objetivo dar as boas vindas oficiais da instituição aos seus recém- ingressos, além de muni-los com informações importantes para o exercício profissional.

No primeiro dia do evento, coube à administração superior da Universidade abrir a semana de atividades apresentando as principais funções de cada setor. Além do reitor Sylvio Puga, todos os sete pró-reitores ou seus representantes se pronunciaram esclarecendo docentes e TAEs sobre o funcionamento administrativo da Ufam. Em pronunciamento, o reitor destacou o privilégio e a responsabilidade que cada servidor tem de contribuir para que a Ufam cumpra cada vez melhor sua missão de contribuir para o desenvolvimento do Amazonas. “O reitor sozinho não faz nada”, disse. “O sonho de ver a Ufam crescer ainda mais é que deve mover cada um de nós em nossa atuação diária”, completou.

Ufam dá as boas vindas a 98 novos servidores.Ufam dá as boas vindas a 98 novos servidores.

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, responsável pela recepção aos novos servidores, é o primeiro contato institucional com aqueles que acabaram de ingressar no rol de funcionários da Ufam. A pró-reitora da Progesp, Maria Vanusa do Socorro de Souza Firmo deu as boas vindas aos servidores e disse que eles teriam a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento da Universidade. “Espero que aproveitem o momento e tirem suas dúvidas”, comentou.

Organizadora do Integrando-se, a Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD) do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Progesp, realiza o seminário para, entre outros objetivos, apresentar a grandiosidade da Ufam aos seus servidores recém-chegados e assim incutir neles o sentimento de pertencimento. “Todos os anos nós fazemos o seminário e tem dado certo. É uma forma de acolhimento institucional aos novos servidores, de ambientação”, expôs a Coordenadora do CTD, Jecelane Ferreira.

Compondo ainda a programação do primeiro dia do seminário, a palestra “Ufam, eu cuido”, ministrada pela professora Karime Bentes, do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), trouxe as ações e os cuidados que a Universidade adota em relação aos resíduos sólidos. Desde 2016, a Ufam implantou o sistema de coleta seletiva no campus sede. Em parceria com associações de catadores, todo o material recolhido segue para a reciclagem gerando emprego e renda, mas acima de tudo, consciência ambiental na comunidade acadêmica. Presidente da Comissão de Resíduos da Ufam, a professora Karime discorreu sobre a necessidade de participação dos segmentos da instituição (TAEs, professores e estudantes) em contribuir para a preservação do meio ambiente com o descarte correto dos resíduos. 

Érico Polo se impressionou com o tamanho físico e com o porte da Ufam.Érico Polo se impressionou com o tamanho físico e com o porte da Ufam.

“É importante para quem está entrando, quer aluno quer servidor, entender como isto é feito dentro da Instituição para que desde o início já se acostume com boas práticas neste quesito”, revelou. “A ação principal é o trabalho com as associações de catadores que depende da nossa comunidade. É necessário que cada um separe os materiais reciclados para que não sejam contaminados e estejam aptos para a coleta. Se a comunidade não separar, não adianta. É preciso que cada um se sinta parte do processo”, ressaltou a professora.

Os servidores participantes desta edição do Integrando-se ingressaram desde maio de 2017, 34 professores e 64 TAEs. Érico Polo, acabou de completar seis meses como técnico-administrativo do Laboratório de Genética do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Natural de Minas Gerais, Érico avaliou positivamente a iniciativa institucional em separar um momento para receber e conversar com seus novos servidores. “Eu acho que é bastante necessário este momento”, expressou ele, que já conhecia a Universidade em razão do mestrado que cursava no Inpa. “A primeira coisa que me chamou a atenção foi o tamanho da Ufam. A área da reserva também, mas, principalmente, a estrutura organizacional. A universidade que eu estudei em Minas é bem menor, muito mais nova, com uma quantidade muito menor de cursos, com uma estrutura bem mais simples, inclusive na minha área. Eu fiquei bastante surpreso positivamente com a variedade de cursos, recursos e estrutura da Ufam”, revelou. Sobre sua experiência como servidor, o TAE diz que se sentiu muito bem acolhido pelos colegas do ICB. “Mesmo antes de eu entrar, eu já me senti acolhido porque todo mundo fez questão de mostrar que eu era bem-vindo e que o meu trabalho era importante para Universidade”, disse.

Para o professor Edgar Veras, o seminário é uma oportunidade de perguntar e aprender sobre a Ufam. Para o professor Edgar Veras, o seminário é uma oportunidade de perguntar e aprender sobre a Ufam. Edgar Veras é um dos mais novos docentes da Ufam, com pouco mais de cinco meses. Lotado na Faculdade de Letras (Flet), no curso de Letras – Libras, ele conta que tem sido uma experiência interessante observar como a Universidade desenvolve ensino, pesquisa e extensão atrelados à realidade local. “Ao mesmo tempo em que eu conheço a instituição, eu conheço a cultura, os costumes, o povo, a forma de produzir conhecimento no Amazonas”, relata. Vindo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde era TAE, o professor fala que dois fatos lhe chamarão a atenção sobre a Ufam: o fato de ela ser a primeira do país e a preocupação com a interiorização. “Embora, já conhecesse a Ufam, eu não sabia que ela estava no Guinness Book”, contou. “Realmente, achei muito interessante a interiorização da Universidade. Percebi muitos colegas envolvidos com programas como o Parfor, indo às comunidades. É uma realidade que a gente não tem muito no Sul e Sudeste”, informou.

Para Edgar, o Integrando-se é uma excelente oportunidade de aprender sobre a instituição e veio para suprir uma necessidade com a qual convivia rotineiramente.  “É comum na minha rotina diária lidar com siglas, com departamentos, processos e fluxos que eu desconheço. Fiquei feliz quando soube que haveria este momento. É uma iniciativa louvável”, confessou. “Espero a gente tenha muitos momentos de troca, de perguntas e respostas. Porque, o que a gente mais precisa nesse momento inicial é perguntar, as vezes coisas que são simples, óbvias para todo mundo, para a gente que está chegando, não é”, complementou.

 

 

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