Bate-papo com profissionais do audiovisual, visitas, exposição e oficina marcam o aniversário de 13 anos da TV Ufam

A TV Universitária da Universidade Federal do Amazonas (TV Ufam) comemorou no dia 14 de março seus 13 anos de fundação. Para celebrar o aniversário, a emissora realizou ao longo de todo o dia, em sua sede no campus universitário, o 'TV Ufam de portas abertas', com uma extensa programação voltada para a comunidade acadêmica e sociedade.
A primeira parte das comemorações começou cedo, com um bate-papo com profissionais do audiovisual amazonense, que debateram 'Os Caminhos do Audiovisual no Amazonas'. Os convidados foram Luciano Abreu (TV Amazonas), Daniela Assayag (TV A Crítica) e César Nogueira (Artrupe Produções Artísticas). O público presente, formado em sua maioria por universitários, teve a oportunidade de conhecer e trocar experiências com os profissionais sobre Convergências de Mídias, Grandes Coberturas e o Audiovisual Amazonense.
Para a jornalista Daniela Assayag, egressa da Ufam, participar de eventos acadêmicos como convidada é sempre um prazer profissional. “Em ambientes como esse [acadêmico] a gente reflete sobre o nosso dia a dia nas redações. Isso ajuda profissionalmente nas tomadas de decisões pois saímos daqui com muitas informações que ainda não tínhamos”.
Luciano Abreu destacou o caráter acadêmico do encontro. “Foi proveitoso. Aqui é uma troca de experiências, pois falamos do dia a dia que nós, profissionais, vivemos, além de ouvir os anseios e as dificuldades. E com isso a gente também aprende muita coisa”.
O também egresso da Ufam, jornalista César Nogueira, disse que “é sempre um prazer inenarrável voltar para a universidade e retribuir o que a universidade fez por mim”.
A professora do curso de Jornalismo da Ufam, e ex-diretora do canal, Ítala Clay, ressaltou que o evento contribui para a formação dos alunos. “É muito importante essa interação, convivência com os profissionais do mercado. Isso é fundamental para entendermos as rotinas, os processos, o que realmente acontece no mercado, para que os alunos entendam como é estar do lado de fora”.
Oficina de Design e AudiovisualOficina Básica de Design e Audiovisual
Pela tarde ocorreu a Oficina Básica de Design e Audiovisual, ministrada pelo designer da TV Ufam, Bruno Raphael. Os participantes tiveram uma melhor visão sobre os detalhes do audiovisual. “São detalhes que podem gerar sensações com a intenção de fazer com quem assiste de sentir algo mas não entende o porquê desse sentimento. Quem trabalha muito com isso é o designer. Ele pensa na cor, na forma, enfim, em vários aspectos que, por trás da câmera, influenciam no resultado final”.
Visita guiada e exposição
Ainda como parte da programação de portas-abertas para a comunidade, a Tv Ufam apresentou suas instalações para o público presente, por meio de visitas guiadas à sala de produções, de telecomunicações, de transmissão do canal, e estúdio. Em seguida os participantes conheceram os equipamentos antigos e modernos da emissora em uma exposição.
Comemoração de caráter avaliativo do canal
A TV Ufam foi inaugurada no dia 14 de março de 2005 e atualmente está vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proext). Para o diretor da tv, professor Guaraciaba Tupinambá, a comemoração dos 13 anos tem caráter avaliativo e também de conquistas.
“Hoje a TV Ufam é mais inclusiva em sua grade de programação pois exibe programas atentos a todas as campanhas de inclusão social. Temos conteúdos inéditos produzidos pelo canal, dentro da universidade, e também conteúdos do nosso parceiro, o Canal Futura. São 24 horas de programação”, destacou o professor Guaraciaba, diretor pela segunda vez.
Outras parcerias destacadas pelo docente são com a Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU) e uma universidade particular de Manaus. “Com a ABTU representa um ganho significativo, pois permite ao canal a exibição de mais de 30 TVs Universitárias, além de permitir que programas de destaque da TV Ufam possam ser assistidos por essas emissoras parceiras, por meio do Ritu [Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária]. Já com a Uninorte, iniciamos uma parceria que envolve cooperação técnica, estágio, produção e exibição de conteúdo”.
Para este ano a TV Ufam irá realizar outro evento, desta vez um workshop onde serão abordadas as duas principais funções da tv universitária: produtora e exibidora de conteúdo acadêmico-científico-cultural.
A TV Ufam pode ser vista no canal 8 da NET, e também nas plataformas digitais: facebook.com/tvufamoficial I Aplicativo TV Ufam Play I youtube.com/tvufam