Daest prepara Restaurantes Universitários para a volta às aulas

Equipe estuda estratégias para melhor atendimento.Equipe estuda estratégias para melhor atendimento.Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

O Departamento de Assistência Estudantil (Daest) e a Coordenação do Restaurante Universitário da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) preparam estratégias para o melhor atendimento aos estudantes no início das aulas do primeiro período de 2018.

A direção do Daest e a coordenação do RU reuniram-se com representantes das empresas prestadoras de serviços alimentares para o RU, nutricionistas e membros das divisões de RU da Universidade para tratar das ações para a retomada dos serviços do restaurante.

Vários pontos foram discutidos no encontro, entre eles, a melhoria na limpeza, no atendimento ao público, no controle e na qualidade da alimentação, além da redução de filas. De acordo com a coordenadora do RU, Klélia Santos, a redução das filas é o maior desafio na volta às aulas. Com a chegada dos novos alunos, a tendência é o aumento de usuários do serviço. Para solucionar a questão, na unidade do Setor Norte, que concentra o maior número de estudantes, será instalado um novo expositor de alimento para que haja mais uma opção de lugar onde os alunos possam se servir.  “Estamos trabalhando as questões estratégicas para melhor atender aos alunos e facilitar o funcionamento”, disse. Pela estrutura do restaurante do Setor Sul, não temos como colocar novos expositores, mas estamos vendo junto à Prefeitura [do Campus Universitário], projetos para melhorar a estrutura da unidade”, explicou.

Será feito também o treinamento dos servidores e funcionários envolvidos nos serviços do RU para que, entre outros objetivos, haja maior agilidade durante o atendimento, reduzindo o tempo de espera nas filas.

Comissão de Estudantes

Os estudantes poderão colaborar no controle da qualidade do atendimento dos restaurantes. Segundo a coordenadora, uma comissão formada por alunos será formada a fim de que possam indicar os pontos onde ajustes serão necessários. “Na reunião de amanhã, com os centros acadêmicos, será solicitada a indicação de representantes para compor essa comissão”, revelou. “Precisamos do feedback dos alunos e entendemos que ele deva vir por meio dessa comissão”, detalhou Klélia. “A coordenação vai acompanhar diariamente o atendimento, mas teremos também a opinião dos alunos sobre como foi realizado”, concluiu.

Comissão de estudantes será criada para acompanhar serviço do RU.Comissão de estudantes será criada para acompanhar serviço do RU.Assistência Estudantil

Buscando o aperfeiçoamento das ações de assistência estudantil da Ufam, o Daest disponibilizou o Questionário PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil) na página do Portal do Aluno, com a intenção de levantar dados do alunado acerca de questões como moradia, saúde, alimentação e necessidades acadêmicas. O documento será base para a criação da política de assistência estudantil da Universidade, além de mostrar as principais necessidades do corpo discente nessa área e, assim, nortear as ações a serem encaminhadas. De acordo com a diretora do Daest, Mônica Barbosa, um dos principais objetivos é conhecer o perfil de vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes. “Queremos conhecer esse quantitativo para que possamos redimensionar as ações desenvolvidas pelo PNAES no âmbito da Ufam. O RU será uma das áreas impactadas pelas novas ações. Estamos planejando, por exemplo, contemplar a área da saúde”, expôs, ao comentar que tudo será feito com a participação dos universitários. “Iremos criar as comissões do RU, da das residências universitárias e de construção da política de assistência estudantil e isto será uma construção coletiva entre Daest, unidades fora de sede e estudantes”, ressaltou a diretora.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable