Ufam outorga grau a estudantes de Ciências Contábeis e Econômicas
Base profissional dada pela Ufam fará a diferença no mercado, segundo reitor.
Mais 28 novos profissionais foram entregues à sociedade na noite de quinta-feira, 22. Formandos dos cursos de Ciências Contábeis e Econômicas da Faculdade de Estudos Sociais (FES) receberam do reitor da Ufam a outorga de grau na cerimônia realizada no Auditório Eulálio Chaves.
Familiares e amigos celebraram a conquista juntamente com os 20 formandos de economia e oito de contabilidade. Felizes pelo importante período concluído, os novos egressos da Ufam seguem agora para a nova fase da vida como profissionais.
Professor da FES e homenageado com o nome da turma do curso de ciências econômicas, o reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, em pronunciamento, discorreu sobre as importantes mudanças vividas pelo mercado de trabalho e pela sociedade com as novas tecnologias. De acordo com ele, a formação dada pela Ufam aos alunos da FES é a segurança de que eles estão prontos e aptos a lidar com o contexto atual e futuro. “Não tenham dúvida de que a vitória, o sucesso, já chegou a cada um de vocês e que a partir de agora, no exercício profissional, vocês irão confirmá-la porque a base vocês tiveram”, disse, atribuindo o mérito ao corpo docente da unidade.
O diretor da FES, professor Antônio Jorge Cunha Campos, é ciente da grande responsabilidade que a universidade tem em formar profissionais capacitados para atuar frente aos novos desafios postos. Segundo ele, ambas as áreas estão sendo reconstruídas e, por isso, a atualização deve ser constante. “São novas formas de fazer negócios. São novos cenários que se apresentam. Isso representa para nós desafios muito grandes”, reconheceu. “Não podemos perder tempo neste cenário. Lembrem-se tempo é uma energia não renovável”, comentou, incentivando os egressos a se dedicarem à pós-graduação.
Oradora destaca a importância das pessoas no exercício profissional.Priscila Couto, oradora da turma de ciências contábeis, destacou, entre outros pontos, que a outorga de grau reflete a vitória pessoal e coletiva dos presentes à solenidade. Pessoal, por se tratar do resultado do empenho de cada estudante e coletiva, no sentido de refletir também o sucesso de familiares e amigos que apoiaram os formados em todos os anos da graduação. “Este ciclo que se encerra, dá abertura a outro, de energias renovadas, de esperança e busca para deixarmos para todos vocês, através do nosso trabalho, o bem que cada um deixou para nós. Muito Obrigada”, discursou Priscila, referindo-se a pais e mestres.
Já Ana Karolina Melo, representante da turma de ciências econômicas, ressaltou o papel que as pessoas ocupam no fazer do profissional de economia. Segundo ela, todas as taxas ou índices e fórmulas utilizados só fazem sentido se aliadas à possibilidade de mudança social da realidade. “A economia precisa ser inclusiva. Ela definitivamente não funciona sem a inclusão das pessoas por um motivo simples, ela é feita pelos homens e para os homens”, expôs. “Entrei aqui querendo ser uma economista. Saio muito mais que isso”, revelou.
Juramento dos formandos de ciências econômicas.
Para o também egresso de ciências econômicas, Roderick Castello Branco de Alencar, a graduação proporcionou além do crescimento acadêmico, o amadurecimento pessoal. Após seis anos na FES, Roderick afirma que receber a outorga de grau representa a maior conquista de sua vida até o momento. “Posso dizer que eu entrei como menino, recém-saído da escola de ensino médio e, agora, saio como homem completo. Como a colega falou no discurso, saímos mais do que economistas. Posso dizer que sou uma pessoa mais completa depois dos anos que passei aqui dentro”, declarou.
Além do reitor e do diretor da FES, compuseram a mesa de honra do evento, como paraninfos das turmas, os professores Bartolomeu Pereira (Ciências Contábeis) e Salomão Neves (Ciências Econômicas), os professores Manoel Martins do Carmo Filho e Lenice Vieira Sá atuaram como patronos respectivamente de Ciências Contábeis e de Econômicas e a professora homenageada com o nome da turma de Ciências Contábeis foi a professora Sâmia Regina de Jesus.
Egressos do curso de ciências contábeis:
Daniela Duarte Laborda
Douglas de Alencar Garavito Junior
Enoch de Lima Barros
Erick Pereira de Souza
Jacivani da Silva Moura
Marcelo Augusto Rocha Seabra
Priscila Torres Couto
Thiago de Oliveira Rodrigues
Egressos do curso de ciências econômicas:
Ana Karolina Acris Melo
Camila Souza da Silva
Delane Vinicius Schaeken Rosseti
Diego de Vasconcelos Gonçalves
Dione Grace Rocha da Costa
Erika Hortencia Pereira Cardoso
Fabricio Almeida Batista
Ismael Rocha de Souza
Jordana Costa Vazquez
Josimar da Silva Rodrigues Junior
Juliana Ferreira de Azevedo
Lais Alcantara Damascena
Marta Valeria de Andrade Cunha Sponton
Mauro Maurício Barbosa Lucas
Natalia de Medeiros Vieira
Richardson Gutemberg Coutinho Lemos
Roberto Jorge Felipe Andrade
Roderick Castello Branco de Alencar
Taisa Vanessa de Sousa Colares
Willander Araujo da Silva Buraslan