MEC informa que Bolsa Permanência será paga até o início da próxima semana
O Departamento de Assistência Estudantil (Daest) informa que o pagamento dos benefícios do Programa Bolsa Permanência (PBP) será efetuado, segundo o Ministério da Educação (MEC), até a próxima semana.
O MEC alega que realizou a homologação e a autorização de pagamentos em tempo hábil. Contudo, uma mudança de resolução de pagamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), junto ao Banco do Brasil, ocasionou atraso de pagamento aos beneficiários do PBP.
Na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), 915 estudantes (a maioria indígenas e alguns casos específicos do curso de Medicina) estão homologados no sistema, tendo direito ao recebimento da bolsa. O Daest realiza, mensalmente, a homologação das bolsas no Sistema de Bolsa Permanência (SISBP), enviando, pelo próprio sistema, ao MEC, que providencia o pagamento.
O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis e Comunitários (Fonaprace) e a Ufam estão acompanhando essa situação junto ao MEC, solicitando, cotidianamente, um posicionamento sobre o pagamento dos bolsistas, tendo em vista que a situação atinge todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
Mais informações, se houver, serão divulgadas grupos de whatsapp, no site institucional e nas redes sociais.
Atenciosamente,
Departamento de Assistência Estudantil (Daest).